Quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 12h30
Taquígrafos da Assembleia Legislativa foram homenageados pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN), que requereu à Mesa Diretora e teve aprovação unânime para a realização de sessão solene para entrega de Voto de Louvor na manhã desta quinta-feira (4).
Jesuíno disse que desde o início sua atuação foi de forma diferenciada e atuante, e que entre as ações realizadas constam o grande número de audiências públicas. “Só em 2015 foram cerca de 30 e as taquígrafas estavam sempre ali, ao meu lado, atuantes em sua missão”, exaltou.
Para o parlamentar, a homenagem é justa pelo excelente trabalho realizado pelas taquígrafas, que ajudam a “resgatar os debates e constituem um arquivo importante que resgata a memória da História do Brasil, além de contribuir efetivamente para a construção da nossa própria memória”.
Jesuíno destacou que os profissionais da taquigrafia têm o privilégio de testemunhar em tempo real a construção da história que acontece diariamente no Parlamento. “São intérpretes fiéis de cada orador e zelam pela autenticidade do registro de cada fala”, afirmou.
O diretor do Departamento Legislativo, Huziel Trajano Diniz, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos servidores, que documentam a história da Assembleia no seu dia a dia, transferindo para o papel com fidelidade o que é falado e apresentado nas sessões e audiências e que são transpostos para os anais da Casa.
O secretário legislativo, Carlos Manvailer, afirmou que ser taquígrafo é ser artista, que trabalha com traços que somente eles entendem. Em 1983 foi instituída a função na Assembleia Legislativa, desenvolvida com esmero sua função. Ele Expressou sua admiração e respeito pelo excelente trabalho. ”Agradeço tudo o que fizeram e fazem por esta Casa”, citou.
Manvailer lembrou com carinho da taquígrafa Miriam da Silva Costa, que faleceu vitimada pelo câncer prematuramente, “deixando seu legado de trabalho nesta Assembleia. A ela e a todos o meu muito obrigado”.
A diretora do setor de taquigrafia, Gláucia Cavalcante da Costa Ribeiro, afirmou ter orgulho respeito, gratidão e acima de tudo a sensação de dever cumprido. Relembrou a atuação de vários servidores que passaram pelo setor e, em especial, da colega e amiga Miriam, que faleceu antes de receber a justa homenagem. “Valeu a pena persistir e enfrentar dificuldades. Recebemos de Deus o dom, o dom de taquigrafar. Muito obrigada”, finalizou.
Jesuíno finalizou agradecendo aos demais pares por terem aprovado esta homenagem, em especial ao presidente Maurão de Carvalho (PMDB), e disse que solicitará que as servidoras que já se aposentaram recebam a justa homenagem.
Taquígrafas e taquígrafo homenageados
Ana Jóia Souto de Araújo
Calil Machado Santana
Elizete de Oliveira Costa Almeida
Elma de Souza Johnson Avelino
Gláucia Cavalcante da Costa Ribeiro
Irene Carlos Furtado Oliveira
Joanilce Terceiro dos Santos
Maria Aparecida Sgarione
Maria Ivoni da Silva Lima
Maryland da Silva Oliveira Russelakis
Miriam da Silva Costa (in memoriam)
Neide de Oliveira França
Neuzalice Brelaz Marinho
Rosângela Almeida de Oliveira
Silvia Félix da Silva
As estradas rurais das linhas 35 e 45, do município de Candeias do Jamari, estão sendo atendidas com serviços de patrolamento e cascalhamento. O tra
Luana Rocha entra no radar político com gestão de impacto na assistência social de Rondônia
À frente da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas/RO) desde 2019, Luana Rocha consolidou um c
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou neste domingo (27), da abertura oficial da Agroa
A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti