Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Supremo recomeça julgamento do recurso de Roriz contra Ficha Limpa



Ex-governador foi barrado pelo TRE e TSE, mas recorreu ao STF

Gabriel Mestieri, do R7, em Brasília

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) começaram a julgar, nesta quarta-feira (22), um dos recursos do ex-governador e candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), que teve a candidatura barrada com base na Lei Ficha Limpa. Prioridade na pauta da Corte, o julgamento abriu a sessão da tarde de hoje.

A defesa do candidato ao governo do Distrito Federal recorreu ao Supremo após derrotas no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ministro Carlos Ayres Britto, relator do caso, advertiu que seu voto será “longo”.

A votação para o caso promete ser apertada, e a decisão do STF deve balizar outros recursos em relação à Lei da Ficha Limpa.

De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, os dez ministros que atualmente compõem a corte devem participar do julgamento - usualmente o Tribunal tem 11 ministros, mas o substituto de Eros Grau, que se aposentou, ainda não foi escolhido.

Dessa maneira, é possível que haja um empate em 5 votos a 5. Nesse caso, ainda não há certeza do que aconteceria. Uma hipótese é que a posição defendida pelo presidente da Casa, ministro Cezar Peluso, prevaleça, mas há dúvidas quanto a esse entendimento.

Existe ainda a possibilidade de algum dos ministros pedir vista do caso, o que adiaria o julgamento para uma nova data.

Defesa

Os advogados de Roriz argumentam que TRE e TSE contrariaram decisões anteriores do Supremo, pois a Lei da Ficha Limpa deveria entrar em vigor um ano antes das eleições para poder valer. Outro argumento usado pela defesa é que a presunção de inocência estaria sendo desrespeitada no caso.

Caso o veto à candidatura de Roriz seja mantido também no STF, dificilmente haverá tempo para que o nome dele seja substituído nas urnas - de acordo com o TRE-DF, a inserção dos dados nos equipamentos terminou no final da semana passada. Nesse caso, se a coligação escolher outro candidato para concorrer - o que a coordenação da campanha diz que não será feito -, os votos dados a Roriz iriam para essa pessoa.

Se ele for barrado e a substituição não ocorrer, os votos de quem escolher Roriz serão considerados nulos.

Decisão

Se os ministros decidirem que a nova lei vale já para esta eleição, e concluírem que não fere a Constituição, Roriz fica inelegível, por enquadrar-se na regra de que políticos que renunciaram a mandatos para escapar de cassação não podem concorrer a cargos.

Em 2007, ele renunciou ao Senado em meio a acusações de quebra de decoro parlamentar, depois da publicação de conversas obtidas por grampo telefônico durante a operação Aquarela, da Polícia do DF.

Na gravação, Roriz negocia com o então presidente do Banco de Brasília, Tarcísio Franklin de Moura, a partilha de R$ 2,2 milhões, que seria realizada no escritório do dono da companhia aérea Gol, Nenê Constantino. Em sua defesa, Roriz negou que tenha recebido a quantia de Nenê, confirmando apenas um empréstimo de R$ 300 mil do empresário para comprar uma bezerra. Os outros envolvidos na conversa também negaram irregularidades.

No dia 31 de agosto, o TSE recusou o recurso de Roriz e manteve sua candidatura barrada. No mesmo dia, seus advogados afirmaram que recorreriam ao Supremo.

Fonte: R7
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)