Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 - 07h29
À primeira vista, os indígenas katukina são um povo diferenciado, com tradições enraizadas e longe de problemas do mundo contemporâneo. Mas, ultimamente, uma seqüência de fatos chocou a comunidade indígena.
Nos últimos três meses, quatro índios cometeram suicídio e outros dois tentaram tirar a própria vida. A onda de suicídios teve início logo após a morte do agente de saúde Rodrigo Pequeno Katukina, ocorrida em 16 de setembro de 2010. Ele foi vítima de acidente de trânsito na BR-364, ao ser atingido por um carro de passeio que vinha de Tarauacá.
Com base nisso e sem explicação concreta, as lideranças indígenas, chocadas com os acontecimentos, acionaram a Polícia Federal e apreenderam com o consentimento dos índios todo armamento dentro da aldeia, como forma de impedir que outras mortes pudessem ocorrer.
“Ficamos assustados com tudo que estava acontecendo e, mesmo sabendo da necessidade de o nosso povo ter as armas para caçar e conseguiu o alimento para a família, decidimos guardá-las em um lugar seguro até que a situação melhorasse, para impedir que outros índios cometessem a mesma coisa”, declarou Orlando Katukina.
Mas, segundo os líderes indígenas, a situação já está sendo contornada por meio de trabalho espiritual. E, apesar de fragilizada, a comunidade encontrou explicação.
“Agora encontramos uma saída e já sentimos resultados na aldeia. Descobrimos que os jovens estão com a consciência fraca, e, para isso, temos uma pessoa que está fazendo um trabalho espiritual e fechando o corpo de cada um. Após isso, nunca mais teremos acontecimentos como estes em nosso povo”, concluiu Fernando Katukina, líder do povo indígena.
Os katukinas, assim como os demais grupos indígenas da região do Alto Juruá, foram praticamente cercados quando se iniciou a exploração econômica da região, com a extração da borracha nativa. Nos primeiros anos do contato com os “brancos”, eles viveram período de deslocamentos constantes. Atualmente, a etnia é composta por cerca de 600 indígenas que buscam a todo custo preservar suas tradições.
Fonte: Juruá Online
Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia
O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres
Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est
Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia
Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost
O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),