Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Soldados da borracha recebem indenizações


Soldados da borracha recebem indenizações - Gente de Opinião
Senador Acir Gurgacz comemora pagamento do benefício
e cobra aumento da pensão dos seringueiros
 
Os soldados da borracha e seus descendentes receberão, a partir da próxima segunda-feira, as pensões e indenizações aprovadas pelo Congresso Nacional no ano passado. O comunicado foi feito pelo governo federal e comemorado pelos parlamentares da Amazônia, pelos mais sete mil beneficiados e pelo Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que foi um dos defensores da ‘PEC dos Soldados da Borracha’, disse que a indenização é uma pequena ajuda às famílias e o reconhecimento do governo pelo trabalho que esses seringueiros realizaram pelo Brasil durante a II Guerra Mundial na Amazônia.

Para Acir, a luta por uma indenização e pensões justas continua na Justiça. “Nossa intenção era proporcionar uma indenização maior e aumentar o valor da pensão, mas isso não foi possível neste momento”, salienta. “De todo modo, este reconhecimento do governo é uma conquista para os seringueiros”, completa Acir.

O vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia (Sindsbor), George Teles Menezes, o Carioca, disse que o pagamento da indenização será um alívio para o sofrimento de muitos seringueiros, que já estão em idade avançada, e aguardaram a vida inteira por esse reconhecimento. “Infelizmente, o valor da indenização é pequeno e deve acabar logo com tratamentos de saúde, pagamento de dívidas e ajuda aos familiares”, avalia Carioca.

Para que os soldados da borracha tenham uma indenização justa e o valor da pensão equiparado aos pracinhas que lutaram na II Guerra Mundial, o Sindsbor entrou com uma ação na Justiça Federal. “O reconhecimento do governo fortalece nossa ação judicial e tudo indica que vamos conquistar esse direito”, prevê Carioca.

Os soldados da borracha trabalharam na extração de látex na Amazônia, durante o esforço da 2ª Guerra Mundial, após acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos.

Mais de 50 mil homens, sob condições precárias, embrenharam-se na floresta para retirar a matéria prima para a confecção de equipamentos que seriam utilizados no conflito mundial. A eles foi prometido o mesmo reconhecimento dado aos militares que lutaram na Itália.
 
Fonte: Ascom/ Acir Gurgacz

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)