Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sobrinho destaca obras em entrevista da Rádio Caiari


O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho respondeu na última sexta-feira, 30, às perguntas dos ouvintes do programa ‘A Bronca é Sua’ do radialista Sérgio Gomes, na Rádio Caiari. Ele fez uma avaliação sobre sua administração, sobre investimentos, orçamento e grandes obras.

Segundo Roberto Sobrinho, Porto Velho é a capital brasileira com maior índice de crescimento, com oportunidade de emprego e educação. “Esta é uma cidade em construção, estamos em pleno desenvolvimento, e não podemos esquecer que somos um grande canteiro de obras. Não se pode comparar nossa cidade com uma de quatrocentos anos que já esta estruturada, precisando apenas de reformas. Creio que Porto Velho daqui a trinta anos vai estar melhor do que qualquer cidade do Sul ou Sudeste, por exemplo”, disse.

Roberto comparou a economia do município com as de uma casa. Ele disse que quanto mais renda, maiores são as necessidades. “O orçamento são as receitas e despesas que temos. A nossa arrecadação em 2005 era duzentos milhões e agora temos um bilhão e trinta e nove mil, com os quais fizemos praças, complexos de lazer, escolas, postos de saúde. O próximo prefeito pega um orçamento bem melhor, mas isso não significa que terá tranquilidade porque a demanda também aumentou. E ele terá que captar novos recursos”, afirma.

Avaliação

Sérgio Gomes pediu que o prefeito fizesse uma auto avaliação da sua administração. “É muito difícil um administrador agradar a todos, cada um tem necessidades e problemas. E ele nem sempre consegue atender as demandas. Não que não queira, mas porque não tem recursos para isso. O papel do prefeito é resolver problemas. Nossa função e administrar os recursos da comunidade. Nestes oito anos tenho me esforçado para honrar os votos recebidos nas duas eleições e creio que ajudei a melhorar e educação e estrutura do nosso município. Do que me propus realizar e infelizmente não fizemos foi a excussão da água e esgoto. Fizemos várias tentativas com o governo federal, conseguimos os recursos de setecentos milhões e para executar, tivemos o entendimento que como havia uma companhia estadual que lida com água e esgoto, vimos que deveríamos repassar esse serviço para o governo do estado que, infelizmente, não conseguiu executar”, avaliou.

Obras

“Realizei mais de seiscentos milhões de reais em obras. Foram diversas praças, escolas, creches, unidades de saúde no centro urbano e na zona rural. Os viadutos são apenas uma obra, da ordem de cento e vinte milhões reais, que tivemos a infelicidade de ter uma série de contratempos que nos fez atrasar a entrega. Dentre estes, o fato da empresa que estava construindo os viadutos falir, e não foi só Porto Velho, foi em outros oito municípios, no Brasil em que a empresa fechou contrato com o Dnit. Podemos citar aqui várias as obras estaduais e de iniciativa privada construídas na nossa cidade e que estão atrasadas. Obra sempre dá problema, o que não se pode ser medroso e não assumir o que se tem que fazer. Vale também deixar claro que a empresa não recebeu o aditivo, como alguns veículos disseram. Espero em breve liberar o viaduto da Jatuarana que esta pronto, faltando apenas algumas recomendações de segurança das pessoas e o do Trevo do Roque que estamos concluindo com recursos da prefeitura que esta fazendo um esforço para garantir o mínimo de trafegabilidade para as pessoas da nossa cidade”, esclarece Roberto Sobrinho.

Compensações

Sobre o dinheiro recebido das compensações das hidrelétricas, o prefeito esclareceu que foram cerca de 170 milhões de reais para o município e o mesmo valor para o Estado. “Deste total, já executamos mais de noventa por cento, principalmente, nas áreas de educação e saúde. Quem desejar saber exatamente onde e quanto foi investido, pode entrar no site da prefeitura que lá tem um link, onde constam todas as informações do que estamos fazendo deste recurso”, explica.

Aterro

A prefeitura esta concluindo o processo de aquisição da área onde será o Aterro Sanitário. O local escolhido é em frente a Vila Princesa e segundo as pesquisa de impactos realizada em três diferentes locais, este, poderá atender as necessidades e estar regulamentado de acordo com as normas, questões e observações relacionadas ao meio ambiente. “O projeto de execução do Aterro foi apresentado a Sedam e estamos aguardando a autorização deles para iniciar as obras. Sobre os moradores, a lei estabelece que não pode ter gente morando há pelo menos quinhentos metros do local. Para tanto, a prefeitura ficou de construir um conjunto habitacional próximo a este aterro e hoje estamos realizando a compra do terreno onde será realizada a construção para as cerca de duzentas famílias que moram lá. Assim os catadores terão uma condição mais humana, pois irão trabalhar no aterro e agora que não vão estar convivendo com o lixo”, comenta.

Zona Rural

A prefeitura investiu na área rural de Porto Velho, realizou a recuperação de estradas viciais permitindo o transporte de crianças para as escolas e o escoamento de produtos. Também promoveu a expansão da agroindústria e da agricultura sustentável.

“O município tem quatro mil e seiscentos quilômetros de estrada vicinais. Antes, a condição delas era muito ruim, mas trabalhamos para tornar nossas estradas trafegáveis, realizando inclusive, em parceria com o governo estadual, que trabalhou nas comunidades de União Bandeirantes e Rio Pardo, permitindo que pudéssemos trabalhar melhor nas demais áreas. E com isso, nossos produtores, que hoje contam uma estrutura muito boa, com agroindústria e apoio da prefeitura, puderam escoar os alimentos cultivados de forma sustentável, sem realizar o desmatamento. E o transporte escolar que antes atendia a duas mil crianças, agora, conduz oito mil. E a quantidade aumentou porque as condições da zona rural melhoraram. Eles tem acesso a saúde da família, agora tem luz e escolas, com isso a população que vive nestas localidades não têm porque vir para a área urbana”, disse.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)