Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Só na Bença visita o Centro de Reabilitação de Rondônia


O vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Só na Bença (PMDB), visitou o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), localizado no bairro Mariana, Zona Leste de Porto Velho.

O deputado disse ter conhecido de perto o atendimento feito pela equipe de profissionais formada por mais de 55 funcionários, sendo 30 da área da saúde. O atendimento diário chega a 300 pacientes e o diferencial, frisou Só na Bença, está na dedicação dispensada aos pacientes.

De acordo com o parlamentar, o modelo assistencial visa assegurar a prestação de serviços em caráter contínuo e eficiente, objetivando o aumento da capacidade de atendimento e a redução da espera do usuário, otimizando o fluxo e indo ao encontro às necessidades da população no que tange à reabilitação.

Segundo o diretor do Cero, o fisioterapeuta Yargo Alexandre Machado, a obra foi feita e equipada com recursos do Estado, somando um total de R$ 6 milhões. O projeto, segundo Alexandre, tem por objetivo organizar a assistência à saúde da pessoa com deficiência auditiva, física, intelectual e visual.

“Buscamos a atenção e reabilitação clínico-funcional e psicossocial do paciente, contribuindo para a melhoria de suas condições, sua integração social, a ampliação das suas potencialidades laborais e independência nas atividades da vida diária”, explicou o diretor.

O atendimento do Cero, segundo Machado, se divide em quatro áreas, auditiva, física, intelectual e visual. Os benefícios, explicou, não se limitam a habitantes periféricos ou centrais de Porto Velho. Entre os pacientes do interior, o mais distante vem de Pimenta Bueno, a 520 km da capital.

Ao todo são realizados 1,5 mil atendimentos mensais a pacientes que apresentam vários diagnósticos, como deficiência na fala, tetraplegia, vítimas de trauma raque medular, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, diabetes, hanseníase e, principalmente, de causas externas, como violência e acidentes automobilísticos.

Nesse último, os fisioterapeutas também incluem quedas de idosos em casa, queda de trabalhadores de andaimes e telhados, ambos com fraturas ósseas.

“Familiares dos pacientes chegam aqui para entender corretamente a realidade que ele irá enfrentar e se certificam das necessidades de adaptações em suas casas, por mais simples que sejam”, disse Machado.

Durante a visita, o deputado Só na Bença acompanhou o atendimento do jovem Juliano da Silva Pedro, morador de Pimenta Bueno. O rapaz foi vítima de acidente de moto há pouco mais de um ano.

“Hoje ele precisa conquistar sua independência e está em busca de uma cadeira de rodas motorizada, por isso veio ao Centro de Reabilitação em busca de ajuda”, relatou Só na Bença.

O deputado voltou a elogiar o atendimento do centro em relação aos pacientes e disse que tais atitudes só colaboram com a recuperação durante os tratamentos.

“Os pacientes estão em boas mãos. Aqui, profissionais especiais cuidam de pessoas especiais. Agradeço, em nome da Comissão de Saúde, a todos os profissionais e ao governador Confúcio Moura, que vê o presente sempre pensando no futuro. Prova disso é o Centro de Reabilitação de Rondônia, que realiza mais de 30 mil atendimentos por ano”, finalizou Só na Bença. (ALE/RO - DECOM - [Assessoria])

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)