Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sistema Diretivo do Sintero avalia atividades de 2013 e discute as metas para 2014


As atividades desenvolvidas pelo Sintero no ano de 2013 e os temas que serão prioridades para 2014 foram pauta da última reunião do ano do Sistema Diretivo do sindicato, formado pelos integrantes da Diretoria Executiva, pelos Diretores regionais e pelos integrantes do Conselho Fiscal, realizada nesta sexta-feira, dia 13/12, em Guajará-Mirim.Sistema Diretivo do Sintero avalia atividades de 2013 e discute as metas para 2014 - Gente de Opinião

Na reunião, liderada pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, cada diretor fez uma avaliação da sua pasta ou da sua Regional. A finalidade é aperfeiçoar a luta dos trabalhadores em educação em 2014 e nos próximos anos.

Um dos temas mais levantados foi a greve dos trabalhadores em educação estaduais e as greves municipais, que aconteceram simultaneamente no primeiro semestre.

Os diretores do Sintero avaliaram as greves como positivas, principalmente a greve estadual, pois a educação foi a única categoria que obteve algum ganho financeiro neste ano de 2013, materializado na gratificação de 7,97%, que vai até este mês de dezembro com o compromisso de sua continuação, dependendo da efetivação da transposição.

Outro ponto destacado na reunião é que todas as reuniões de negociação com o governo tiveram a participação direta da base com representantes de todo o Estado, e foram sucedidas de assembleias gerais. Assim ninguém pode dizer que a direção do Sintero negociou sem o consentimento da categoria.

Na opinião dos diretores do Sintero, o percentual conquistado em forma de gratificação é pouco e o período de incidência é curto, mas nem isso a categoria teria conseguido se não fosse o movimento grevista. Além dessa gratificação, a greve também garantiu os reajustes para 2014.

Não ficaram de fora da reunião os itens para os quais os servidores ainda esperam o cumprimento por parte do governo, como o pagamento da licença-prêmio em pecúnia, os processos de gratificações de pós-graduação e mestrado que estão parados na PGE, além do pagamento de precatórios, que depende do Judiciário, e a transposição que depende do governo federal e de uma atuação mais firme da bancada federal de Rondônia.

Sobre a licença-prêmio em pecúnia o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o governo não pagou o que havia sido acordado porque a Assembleia Legislativa quebrou o acordo. Durante as negociações da greve o governo informou que não tinha recursos para pagar a gratificação e a licença-prêmio juntas. Através do deputado estadual Maurão de Carvalho ea deputada Epifânia Barbosa, a Assembleia Legislativa se comprometeu em repassar à Seduc o valor de R$ 4 milhões para complementar os recursos. Agora o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, diz que não vai autorizar o repasse dos recursos.

“Vamos continuar cobrando o cumprimento desse acordo porque os trabalhadores em educação não podem ser mais prejudicados do que já são”, disse o presidente do Sintero.

Sobre os precatórios, informou que a liberação do pagamento depende de decisão do Tribunal de Justiça, e que o Sintero está constantemente em contato com Judiciário para lembrar que os trabalhadores em educação o direito de receber os valores ainda em vida.

Já a transposição, segundo Manoel Rodrigues, ainda depende de muita mobilização, de muita pressão sobre a bancada federal de Rondônia e sobre o governo federal, e que os sindicatos de servidores já estão se reunindo para retomar as manifestações. Talvez seja preciso organizar novas caravanas a Brasília.

Depois de discutir todos os pontos da avaliação e das metas, o Sistema Diretivo do Sintero aprovou uma proposta de pauta de reivindicações para 2014. A lista com as reivindcações será discutica com os trabalhadores em educação durante assembleias que serão convocadas no período de 17 a 20 de dezembro. A categoria poderá modificar a proposta de pauta incluindo novos itens, excluindo o que achar desnecessário, e finalmente aprovar um documento para ser entregue ao governador Confúcio Moura e ao secretário de Estado da Educação Emerson Castro.

Para finalizar a reunião do Sistema Diretivo definou como será o funcionamento do Sintero neste final de ano e durante o mês de janeiro. O sindicato entrará em recesso no dia 23 de dezembro e volta a funcionar no dia 06 de janeiro; e durante todo o mês de janeiro atenderá ao público em horário corrido, das 08 horas da manhã às 13 horas.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)