Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sipam auxilia Prefeitura a mapear igarapés e combater inundações em Porto Velho



Conhecer em detalhes os cursos d’água que cortam a capital de Rondônia é o objetivo da parceria firmada entre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a Prefeitura de Porto Velho. O mapeamento dos igarapés permitirá ao poder municipal o planejamento de ações preventivas contra as enchentes, que cada vez mais ameaçam porto-velhenses durante o período chuvoso.

Nesse inverno amazônico, os igarapés da cidade já protagonizaram diversos transbordamentos causados pela construção irregular de moradias, acúmulo de lixo, grande volume de chuvas e também devido ao processo de asfaltamento da cidade, que impermeabiliza o solo. Para solucionar o problema, “é preciso fazer a gestão das bacias urbanas de Porto Velho, analisando a resposta dos igarapés às chuvas, fazendo o zoneamento de áreas de inundação, delimitando áreas de preservação permanente”, explica Ana Cristina Strava, coordenadora de operações do Sipam.

Trabalho em conjunto

O projeto é encabeçado pelo Sipam e pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), mas conta com a participação da Semob, Semed, Semur, Sempre, Semusb, Sema e Defesa Civil, além da Axis, empresa subcontratada pelo Consórcio Santo Antônio Energia. Estagiários da Faro e da Unir também estarão envolvidos. Na metodologia do Sipam estão previstas ações como instalação de pluviômetros em escolas públicas e réguas no leito dos igarapés, remoção da população de risco e realização de campanhas educativas. Cumprindo tais etapas municípios como Ouro Preto do Oeste, Jaru, Santa Luzia, Nova Brasilândia do Oeste e Espigão do Oeste já tiveram resultados positivos na recuperação de suas matas ciliares e bacias hidrográficas.

Em Porto Velho os trabalhos devem iniciar em áreas prioritárias como o Igarapé Grande, Canal dos Tanques, Canal do Tancredo, Canal da Penal e Igarapé Bate-Estacas. Em reunião na última sexta-feira (22), cada órgão assumiu responsabilidades, de acordo com sua área de atuação.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)