Domingo, 3 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sintraer vence Ação da Insalubridade no Tribunal de Justiça



A Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia rejeitou o recurso de apelação impetrado pelo Governo de Rondônia e deu ganho de causa ao Sintraer na Ação da Insalubridade (processo nº 0196615-93.2008.8.22.0001).

O Sintraer já havia ganho a ação em 2014, na 1ª Vara da Fazenda Pública, mas o Estado recorreu para o Tribunal. No julgamento do dia 31 de março, os desembargadores rejeitaram o recurso e deram razão ao sindicato.

Os diretores do Sintraer – Mirtes Feitosa (presidente), Paulo Durand (diretor de Comunicação) e Aldeni Paes (assessor jurídico) estiveram em Cacoal reunindo-se com servidores e filiados no Município dando detalhes da decisão e do processo.

Segundo a presidente Mirtes, o Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública condenou o Estado a implantação do Adicional de Insalubridade nos vencimentos dos filiados do Sintraer, utilizando como base o salário mínimo de 2009, com retroativo entre os anos de 2003 e 2008.

Mirtes destacou mais uma vez o trabalho que o sindicato vem realizando, a união dos filiados que acreditam nesse trabalho e ainda a importância da filiação dos servidores para o fortalecimento da categoria. Ela considera que o trabalho corpo-a-corpo sempre traz mais credibilidade às ações do sindicato.

“Somos uma das maiores bases sindicatos do Estado e  precisamos estar unidos para lutar pelos nossos direitos. O trabalho do sindicato, via judicial, tem conquistado muitas vitórias, mas muitos administrativos não são contemplados porque não são filiados”, completou.

O próximo passo agora será cobrar da Justiça a implantação da insalubridade na folha de pagamento dos servidores filiados.

CONFIRA A SENTENÇA NA ÍNTEGRA:

Poder Judiciário do Estado de Rondônia 1ª Câmara Especial

Data de distribuição : 22/05/2015

Data do julgamento : 31/03/2016

0196615-93.2008.8.22.0001 - Apelação

Origem : 0196615-93.2008.8.22.0001 Porto Velho/RO (1ª Vara da Fazenda Pública)

Apelante/Apelado : Sindicato dos Trabalhadores no Poder Executivo do Estado de Rondônia SINTRAER

Advogado : Franco Omar Herrera Alviz (OAB/RO 1228)

Advogado : Marcello Henrique de Menezes Pinheiro (OAB/RO 265 - B)

Apelado/Apelante : Estado de Rondônia

Procurador : Sávio de Jesus Gonçalves (OAB/RO 519 - A)

Procuradora : Terezinha de Jesus Barbosa Lima (OAB/RO 137 - B)

Procuradora : Lívia Renata de Oliveira Silva (OAB/RO 1673)

Procurador : Fábio José Gobbi Duran (OAB/RO 632)

Relator : Desembargador Oudivanil De Marins

Revisor : Desembargador Eurico Montenegro

EMENTA Apelação. Adicional de insalubridade. Laudo pericial. Exercício das atividades. Condições insalubres. Incidência. Pagamento retroativo. O adicional de insalubridade deve ser implementado na folha de pagamento do servidor quando a atividade exercida ocorrer em ambiente com agentes nocivos à saúde e for atestado por laudo pericial conclusivo, considerando o grau de acordo com as funções e o local exercidos.

ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os desembargadores da 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, na conformidade da ata de julgamentos e das notas taquigráficas, em: POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO AOS RECURSOS NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR. Os desembargadores Eurico Montenegro e Gilberto Barbosa acompanharam o voto do relator. Porto Velho, 31 de março de 2016.

DESEMBARGADOR OUDIVANIL DE MARINS

RELATOR

Gente de OpiniãoDomingo, 3 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan

Gente de Opinião Domingo, 3 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)