Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SINTRAER esclarece pontos da Transposição


PROGRESSÃO: O Diretor do Sintraer Adm. Paulo Durand, que faz parte da Comissão (Portaria nº. 3556 de 6/05/14), esteve juntamente com a Diretora Mirtes Feitosa conversando com a Gerente Neucila Baratto do RH/Sesau sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para a atualização de todas as Progressões de cada servidor estadual, lotado na Secretária de Estado da Saúde, sendo esclarecido que os membros da Comissão composta de Angelita Rabelo e Edlei Timbó, estão trabalhando diuturnamente para aprontar e regularizar as progressões o mais rápido possível.

Esclarece ainda que houve apenas uma reunião informal com os Sindicatos, para informar como seriam desenvolvidas as atividades, e assim que a equipe concluir os trabalhos, os membros que compõe a Comissão, representando os Sindicatos, será convocado para finalizar, e depois, os Sindicatos deverão se reunir com o Secretário para discutir o pagamento do valor a ser implantado, bem como o retroativo.

Ainda esclarecendo, informamos que o Sintraer faz tempo que vem reivindicando essas regularizações (implantações e pagamentos), tanto na área da saúde, como nas demais Secretarias. Lembrando que, esse trabalho de regularizar as Progressões na Sesau, da forma como foi feito anteriormente, foi iniciativa da equipe de RH/Sesau, justiça seja feita.

O sindicalista também cobra postura dos membros do Governo, um maior comprometimento nas suas atividades e responsabilidade, não basta querer imputar aos servidores um maior comprometimento, e quando fala de cumprir com as suas obrigações de pagar (legitimamente) os direitos dos servidores, vem com a alegação de que não há recursos, ou seja, cobrar pode, porém, pagar não pode. Governador abra os olhos com muitos dos seus assessores, que na nossa visão, são assessores “Para lamentar”. O Sintraer está de olho.

TRANSPOSIÇÃO: O Diretor Paulo Durand esteve em Brasília para participar juntamente com a equipe técnica do Governo do Estado, acompanhando o Procurador do Estado Dr. Luciano, Dr. Eder e a técnica Elizete Rodrigues, que repassaram para a Comissão Interministerial da Transposição, toda a documentação exigida pela Equipe da CIT, conforme cartas enviadas aos servidores.

A reunião foi realizada com a presença do Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento Dr. Sergio Mendonça, contando com o Presidente da Comissão Interministerial da Transposição Geraldo Nicolli e do técnico Esse, como também os representante dos sindicatos Sintraer, Sintero e do Sindsaúde, quando foi apresentado a Certidão circunstanciada da vida funcional dos servidores desenvolvida pelo Governo do Estado, num total de 209 (duzentos e nove) processos, objetivando facilitar uma analise mais confiável e concreta pelos técnicos da Comissão, haja vista que, da forma como foi encaminhado anteriormente toda a documentação, ela careceu de maiores informações e esclarecimento, que aqui em Rondônia nós sabemos, porém, os técnicos em Brasília desconhece, ajudando a causar muitos transtornos.

O Procurador Dr. Luciano fez a explanação detalhada da certidão, sendo a mesma bem recebida pelos técnicos do Governo Federal, que informaram que ajudará muito na analise dos processos, bem como, a mesma estará de forma técnica respaldada, por ser informação oficial do Governo do Estado de Rondônia.

Foram discutidos outros detalhes como o caso dos 48 nomes já aprovados, porém, nem os membros da Comissão souberam explicar o porquê ainda não foram incluso em folha, ficando o Dr. Geraldo Nicolli de verificar o fato e informar ao Estado de Rondônia, como também recebemos a informação de que foram enviadas novas cartas para a Superintendência de Recursos Humanos, através de Sedex, e que o mesmo já chegou a Rondônia.

O Diretor Paulo Durand, preocupado com a lentidão do andamento dos processos em virtude da forma como foi montado, sem nenhuma técnica, já conversou com os sindicatos presentes, e vai agendar uma reunião com o Secretário George Braga da SEPOG e da Superintendente de Recursos Humanos de Administração Carla Ito, com a finalidade de implantar de forma imediata um Grupo de Trabalho para que os trabalhos técnicos de elaboração das Certidões circunstanciada possam ser acelerados, visando recuperar parte do tempo perdido, por erro do Estado, na formalização dos processos, finalizou o sindicalista.

Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)