Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 17h52
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Porto Velho (Sinduscon/PVH) Marcos Pires e o vice-presente Trifino Cordeiro Viana participaram na tarde ontem (27) de reunião no Ministério Público Estadual, em Porto Velho. Durante o encontro foi discutido o problema da dengue nos canteiros de obras das empresas da construção civil no estado.
De acordo com o levantamento pela equipe do Ministério Público houve um aumento de mais de 2000% de casos de dengue em Rondônia. Por isso o órgão está chamando todos os setores produtivos para conversar e participar de uma campanha estadual com o objetivo de diminuir estes índices.
Segundo Marcos Pires em particular estão sendo chamados os empresários da construção civil que têm muitos problemas com o acumulo de água nos canteiros de obras. “Então buscamos esta parceria do sindicato com as empresas para um combate efetivo contra a dengue.
O presidente do Sinduscon PVH falou que a partir da próxima segunda-feira (25) serão convocados representantes das empresas de construção para participarem de um treinamento que será realizado no Centro de Zoonoses de Porto Velho. Desta forma uma pessoa de cada canteiro de obra poderá divulgar e ampliar as ações voltadas para o combate a dengue. “Para que esta campanha traga resultados é preciso que a mobilização seja geral. Não basta só o Governo e o município, pois não vão conseguir debelar este surto. Se não houver a conscientização e a participação geral da população”. Ele destacou ainda que nas obras onde grande parte dos funcionários é morador da periferia, e eles podem participar como multiplicadores da campanha entre os vizinhos, e até em suas casas.
A campanha que conta com o apoio do Sinduscon/PVH objetiva o engajamento de todas as empresas nesta batalha, cuidando de seus canteiros de obras, treinando e mobilizando seus funcionários. “Já disse e repito – Se não houver uma mobilização geral vai ser impossível resolver este sério problema, que já está em sua segunda fase que é de alerta, daí para frente passa a ser considerada epidemia”. Marcos ressalta ainda que por causa desta situação de alerta tanto o estado quanto o município vão aplicar leis severas e serão duros com proprietários de terrenos vazios, que eles não cuidam. “Inclusive chegando ao extremo deste proprietário perder o imóvel”.
Para o vice-presidente Trifino Cordeiro Viana o Sinduscon PVH não poderia deixar de participar da campanha. “Realmente é um caso muito sério que está se agravando no nosso estado. No nosso ponto de vista é oportuna esta convocação de todas as empresas e dos nossos associados para participarem desta luta, bem como os operários. Há realmente a necessidade de esclarecer, de orientar, fazer uma ampla campanha. Esta é a nossa meta, ou seja, que consigamos debelar esta epidemia que se alastra pelo estado”.
Trifino ressaltou que “a participação da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia é de extrema importância, pelo poder de mobilizar todos os sindicatos para entrarem nesta campanha. Então como a FIERO agrega toda esta categoria e se engajando nesta luta com certeza será de grande ajuda.
A reunião contou ainda com a participação de Maurílio Vasconcelos e Marcelo Tomé, do Sinduscon PVH, e servidores da Agencia Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).
Fonte: Ascom/FIERO
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér