Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016 - 18h06
Com mais de 25 anos de serviço na área da saúde pública, a servidora Adalgisa Mota Cordeiro, conhecida pelos colegas por Gisa, profunda conhecedora das condições de trabalho, das expectativas e dos anseios dos servidores, decidiu que pretende aproveitar sua experiência e conhecimento em prol dos trabalhadores da área. Para isso, lançou-se candidata a presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Rondônia (Sindsaúde) pela “Chapa 20, Saúde para Mudar”, de oposição à atual diretoria e independente com relação aos governos federal, estadual, municipais e até mesmo clínicas e hospitais da rede privada.
Gisa propõe uma gestão saneadora, moralizadora e, sobretudo, transparente. Para ela, hoje há uma indignação coletiva da categoria com relação à forma com que o sindicato vem sendo administrado ao longo dos anos, “com escândalos e mais escândalos que estão levando o sindicato à falência, apesar de ser o segundo maior do estado e descontar religiosamente nossas mensalidades”.
Pior, segundo ela, é que o Sindsaúde “deixou de ser um sindicato operário, de trabalhadores, para se tornar meio de vida de um clube fechado no qual nunca ficamos sabendo sobre o que realmente acontece com nossas contribuições, a não o surgimento de dívidas e mais dívidas”.
Gisa refere-se a problemas acumulados ao longo dos últimos anos, principalmente a partir de 2008, quando, por falta de prestação de contas, o ex-presidente Silas Neiva, foi condenado a devolver mais R$ 2,5 milhões ao sindicato. Também é da época de Neiva a origem de uma cobrança judicial feita por um escritório de contabilidade, valor que hoje está na casa dos R$ 4 milhões. Como o atual presidente Caio Marin não conseguiu resolver a pendenga, a execução da dívida suga praticamente todos os recursos arrecadados dos filiados. Hoje, até as despesas essenciais para a manutenção do sindicato estão comprometidas.
Para a candidata, é preciso implantar uma gestão mais abrangente e justa. “O Sindsaúde é visto e tratado pela atual diretoria como um sindicato de servidores estaduais, quando na verdade sua maior base, cerca de 60%, está nos municípios. Tem ainda como filiados servidores federais, aposentados e até mesmo funcionários de unidades da saúde privada. “Precisamos, portanto, implantar uma política sindical que resgate a dívida com esses filiados”, diz Gisa que promete adotar uma agenda de visitas a todos os prefeitos para discutir a pauta de reivindicações em suas bases.
PROPOSTAS
A chapa 20 definiu em sua plataforma vinte compromissos prioritários. Incluem-se dentre eles a progressão salarial do Plano de Cargos e Salários; pagamento de insalubridade; ação política parlamentar pela redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais; revitalização da sede campestre; assistência integral à saúde; interação digital para tornar as ações transparentes; serviço de acompanhamento dos processos de transposição; auxílio funeral; atendimento jurídico extensivo aos filiados; fortalecimento de gestores regionais; gestão itinerante; reforma do hotel pousada e aquisição e ambulância; plano de transporte mais vantajoso; convênios comerciais; participação sindical; fiscalizar jornadas extras de trabalho; concursos públicos e contratações privadas e lutar pelo pagamento imediato de direitos assegurados, além de medidas moralizadoras.
As eleições serão no próximo dia 3 de fevereiro, das 8h às 20. Em Porto Velho serão 7 postos de votação e também em todos os municípios. Estão aptos a votar os servidores municipais, estaduais, federais da ativa e os aposentados, além dos filiados da rede privada. Gisa reforça o pedido para que todos filiados “compareçam e participem deste momento histórico para mudança de rumos no nosso sindicato, votando na chapa 20”, conclama ela.
Fonte: Valfran Júnior
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)