Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindicatos alertam deputados para o risco da votação


Sindicatos alertam deputados para o risco da votação de reforma do Iperon em regime de urgência

Em documento encaminhado a todos os deputados estaduais, os presidentes de sindicatos de servidores estaduais alertam para o risco da votação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar nº 032/2007, encaminhado pelo Executivo à Assembléia Legislativa, propondo uma reformulação do Iperon. O projeto de lei não se enquadra nas situações de urgência, previstas no Regimento Interno da Assembléia Legislativa, e na opinião dos sindicalistas deve ser discutido com os servidores estaduais, pois trata da aposentadoria do funcionalismo.

Assinaram o documento os presidentes do Sinsempro, Sintero, Singeperon, Funspro, Simporo, Sinsdet, Sinjur, Sintraer, Sindsaúde, Sindifisco e CUT.

No documento os representantes dos servidores solicitam que a tramitação do projeto seja suspensa por cinco dias úteis. “Ocorre, Excelência, que esta matéria é de interesse das categorias aqui representadas e a sua aprovação, sem a discussão que o caso requer, poderá ocasionar transtornos irreparáveis aos servidores”, diz o documento.

De acordo com os sindicalistas, tal preocupação deve-se às constantes ocorrências de submissão de matérias de interesse do Executivo, em regime de urgência, sem a devida discussão, “razão pela qual apresentamos tal solicitação por não ser de nosso interesse que se recaia sobre este Parlamento o ônus, em caso de eventual prejuízo aos servidores”.

Os presidentes dos sindicatos dos servidores também consideram que, ao ser amplamente debatido no Legislativo Estadual, o projeto que dispõe sobre a nova organização do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos civis e militares do estado de Rondônia, poderá receber melhorias através de emendas. “caso haja conformidade com o texto proposto, endossaremos a sua aprovação sem a proposição de emendas ou alterações”, destacou o documento.

Os próprios deputados estaduais se mostraram receosos em aprovar leis da noite para o dia, sem a devida discussão, sem ao menos tomarem conhecimento sobre o que estão votando. Fato semelhante aconteceu com a retirada de direitos dos trabalhadores em educação, quando alguns parlamentares admitiram que não sabiam o que estavam votando, prometendo analisar melhor os projetos a serem votados.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

Deputada Cristiane Lopes fortalece inclusão digital com entrega de sala de informática em Alto Paraíso

A população de Alto Paraíso (RO) viveu um momento de grande conquista com a entrega de uma sala moderna e totalmente equipada para cursos de informá

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)