Sexta-feira, 28 de novembro de 2008 - 12h02
O superintendente regional do DNIT, José Ribamar da Cruz Oliveira, foi parabenizado ontem pelo presidente da Cooperativa de Transportes Rodoviários de Vilhena, Jorge Roberto Rott Baumgratz, mais conhecido como "Marreta", que elogiou a atuação do órgão no estado. Ele disse que os problemas apontados pelos caminhoneiros têm recebido intervenção praticamente imediata do DNIT e que as estradas estão em condições bastante satisfatórias, especialmente em vista da situação em que se encontravam há alguns anos. Marreta explicou que mantém permanente contato com os caminhoneiros que trafegam pelas rodovias federais e pode afirmar que, especialmente em Vilhena e Pimenta Bueno, quase não existem problemas e os que eventualmente surgem são rapidamente solucionados.
Para Oliveira, as declarações do presidente da cooperativa e outras manifestações que tem recebido de todo o estado, como, por exemplo, dos servidores da Emater instalados ao longo da BR-429, refletem o acerto do planejamento realizado pelo DNIT. A intensificação do trabalho de acompanhamento cobrado dos técnicos do órgão e dirigentes das empresas contratadas para manutenção e conservação das rodovias, especialmente em função do início do período de chuvas, vai permitir suportar a intensidade dos danos. No ano anterior, graças ao trabalho do DNIT, as rodovias federais foram mantidas em condições razoáveis de trafegabilidade e segurança durante todo o inverno, coisa até então não registrada no estado, segundo os técnicos do órgão. Para este inverno, Oliveira quer manter as estradas em condições ainda mais satisfatórias.
O plano de ação conjunta foi desenvolvido para atender à permanente cobrança do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp, preocupados com a repetição de problemas nas rodovias federais de Rondônia a cada novo período de inverno amazônico. As reuniões mantidas no DNIT entre engenheiros e empresários contratados permitiram selecionar os setores mais sujeitos a sofrer com a ação das águas. E para cada ponto nevrálgico identificado foram apontadas e já adotadas as providências necessárias, tanto da parte do DNIT como das empreiteiras. Os resultados de tudo isso certamente não serão sentidos pelos usuários das rodovias, já que rodovias em boas condições de trafegabilidade é o que a normalidade exige. O que chama a atenção são as áreas danificadas, de tráfego difícil, que provocam protestos e reclamações. Quando não existem, nada há para comentar.
Na BR-429, por exemplo, a situação da estrada tem sido bastante elogiada durante todo o ano. E, segundo o engenheiro José Luiz Monteiro, responsável pela fiscalização do trecho entre o entroncamento com a BR-364 e o município de São Miguel, as dificuldades ali não superam um trecho de cinco quilômetros e estão sendo equacionadas. O incidente mais grave, segundo ele, foi registrado logo após a ponte sobre o rio Muqui, que subiu mais de um metro acima do leito da estrada. Também isso não poderá representar problema, já que a rodovia terá um novo traçado para utilização da ponte de concreto já construída sobre aquele rio.
Já o trecho de 224 quilômetros, de São Miguel até Costa Marques, encontra-se em boas condições de tráfego, segundo o engenheiro Plínio José Gomes, responsável pela fiscalização do trecho. Segundo ele, no inverno passado foi registrado apenas um atoleiro em toda aquela área. O DNIT está trabalhando na recomposição da plataforma em algumas partes da rodovia, trabalho concluído neste final de semana, o mesmo ocorrendo com a restauração de alguns bueiros. O engenheiro acredita que a BR-429 irá resistir bem ao período chuvoso, mas apesar disso as empresas permanecerão atentas para agir prontamente na eventualidade de qualquer problema.
Fonte: Carlos Henrique
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