Quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 - 20h18
Sem uso de equipamentos obrigatórios, sem água potável, e almoçando sem as mínimas condições de higiene e ainda utilizando a tampa do marmitex como colher. Essas foram algumas das irregularidades flagradas pelo presidente do Sindicato dos Motoristas Oficiais Profissionais no Estado de Rondônia (Simporo), Clay Milton Alves durante uma fiscalização feita pela entidade na semana passada no trecho do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RO), na rua da Beira (BR-364).
No local trabalham aproximadamente 25 servidores, a maioria comissionados, e toda a situação degradante foi filmada e fotografada para instruir um procedimento aberto pelo Ministério Público do Trabalho contra a autarquia. O DER-RO assinou há seis anos um TAC no MPT se comprometendo em cumprir uma série de determinações incluindo situações mínimas como criação de CIPA, o PCMSO e o PPRA, e até por assédio moral contra trabalhadores, mas nunca cumpriu o TAC 50 na integra.
No local, Clay Milton chegou a ser chamado a atenção pelo encarregado da obra da rua da Beira, e antes que a discussão ficasse acirrada, Clay Milton conseguiu convencê-lo de que o tratamento dispensado aos trabalhadores era ilegal e que isto poderia custar outra punição ao DER-RO. “Conversei com os trabalhadores primeiro e logo depois com o encarregado. Falei para ele que estava exercendo meu papel de fiscalizar como sindicalista. As violações infelizmente continuam e o sindicato não vai ficar omisso”, ressaltou.
Na semana seguinte, após a denúncia, o DER-RO prontamente conseguiu regularizar a situação daqueles trabalhadores, montando no local um “mini-refeitório” com mesa, cadeira, água potável, colheres e outros utensílios que garantiram pelo menos uma refeição digna. Dias antes, Clay Milton já havia conversado por telefone com a procuradora Amanda Dornelas, do Ministério Público do Trabalho, encaminhado um oficio juntamente com um pen-drive denunciando essa situação e outras efetiva contra os sucessivos abusos cometidos pelo Governo do Estado contra trabalhadores.
“A situação dos trabalhadores do trecho da Rua da Beira melhorou um pouco, mas as violações de direitos continuam em todo o Estado. O fato do DER-RO ter revisto a situação dos trabalhadores na rua da Beira demonstra que o trabalho do sindicato surtiu efeito e comprova mais uma vez a veracidade das denúncias que temos feito diariamente contra a autarquia”, comentou Clay Milton. Para ele, a situação encontrada em Porto Velho é apenas um vago reflexo do que acontece no interior do Estado, onde as denúncias e a situação degradante dos trabalhadores são bem mais contundentes.
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)