Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SIMPI-RO e prefeitura de Porto Velho fazem parceria (VÍDEO)

SIMPI e prefeitura atuam juntas para licenciamento ambiental


A entrega simbólica de licenças ambientais para Micro Empreendedores Individuais (MEIs), nesta semana, na sede do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI) de Rondônia, marcou os primeiros frutos de uma parceria firmada  entre a prefeitura de Porto Velho e o sindicato para  facilitar a regularização de pequenos empreendimentos junto ao órgão. A  portaria 2 do COMDAMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental)  de Porto Velho, assinada em março deste ano, obriga à apresentação de Licença Ambiental para expedição do Alvará de Funcionamento das empresas da capital ((http://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-2-2018-porto-velho-ro_357545.html ) .  Poucas delas têm este documento em Porto Velho e o SIMPI trabalha para facilitar a expedição do documento.

Leonardo Sobral, presidente da entidade, destaca  a importância da aproximação de representantes dos pequenos empresários com a prefeitura para garantir tratamento diferenciado para os mesmos, através do diálogo e da troca de informações. “O licenciamento ambiental é uma necessidade para o meio ambiente e a saúde do empreendedor e também é fundamental para o crescimento econômico. Só se estiverem regularizadas, as empresas têm acesso a financiamentos e políticas governamentais”, ressalta ele.

O SIMPI oferece aos associados, serviços de contador e de outros técnicos, que são exigidos  no processo de  licenciamento  e não estão ao alcance dos pequenos. Funcionários e parceiros do sindicato foram treinados pela prefeitura para a classificação dos empreendimentos. Esta classificação está baseada no potencial de poluição e porte das empresas e é o primeiro passo do licenciamento dos empreendimentos.

Trabalhando em parceria com o Simpi, o técnico ambiental e acadêmico de Engenharia Ambiental e Vigilância Sanitária José Francisco do Nascimento  providencia, junto ao empreendedor, todo o processo de expedição da licença ambiental.  O trabalho incentivou  outros estudantes do curso , que estão  exercendo na prática o que aprendem na faculdade. A experiência também rendeu uma parceria com uma faculdade de Porto Velho, que deverá ser oficializada em breve, conforme a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Vigilância Sanitária, Kenia Paixão.

Pequenos empresários fazem o licenciamento

Uma das primeiras beneficiadas da parceria do SIMPI com a prefeitura, a  comerciante  Sara Rocha, 34 anos, assumiu há dois anos a loja que era do pai. Conta que pensou em desistir da licença, por causa da burocracia. ”No começo  a gente fica meio atordoada. Quem começa no ramo não sabe para onde ir, o que tem que tirar, quais são os documentos. E aqui no SIMPI eles  fazem”, afirma.

A comerciante diz que “se espantou” ao saber que o ramo de distribuição de alimentos também pode poluir o ambiente “Na verdade eu achei que não precisava da licença, porque lá  só trabalho com alimentos. Não tem  poluição do ar, não mexo com produtos tóxicos. A gente acha que meio ambiente é só lixo jogado na rua, mas não é, como  o técnico explicou prá gente, qualquer coisa que você for fazer, mexe com o meio ambiente”.

Manoel Rodrigues da Costa, 62 anos, trabalha há 18 anos com manutenção e venda de bicicleta e comemora o licenciamento ambiental. “Sem documentação a gente não cresce. O fiscal chega e você não pode fazer nada”.

Samuel Ferreira Barbosa atua desde 2005 no ramo de refrigeração e diz que aprendeu a trabalhar com boas práticas durante o processo de licenciamento. “Foi importante porque o técnico do SIMPI me orientou para manipular os produtos químicos, descartar  materiais e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)I. Agora é vida prá frente. Legalizado é mais fácil conseguir um financiamento e posso trabalhar preservando o solo e a minha saúde”

O secretário municipal de Integração e do Meio Ambiente, Robson Damasceno,  destaca a importância da parceria do SIMPI com a prefeitura e lembra que a licença ambiental é uma necessidade.  “O licenciamento permite um maior controle dos impactos dos empreendimentos e também que o empreendedor se resguarde de acidentes.  A natureza agradece”, considera ele.

O Sindicato da Micro e Pequena Empresa está situado na Rua Padre Chiquinho, 1454, bairro Pedrinhas, fone 55(69) 3026 2108. Para maiores informações acesse www.simpi.net.

SIMPI-RO e prefeitura de Porto Velho fazem parceria (VÍDEO) - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)