Quinta-feira, 19 de novembro de 2015 - 19h04
Microempreendedora Ady Sossa vai ministrar oficina de confecção de redes – Foto Simpi/RO
O Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) de Rondônia está oferecendo uma oportunidade de renda extra para mulheres excluídas do mercado de trabalho, com a confecção de redes de algodão ornamentadas com sementes típicas da região. As interessadas devem passar por um treinamento para aprender a confeccionar o produto e receberão kits com linhas de algodão orgânico, produzido de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos. As redes serão comercializadas pela organização Green Beach, que vende produtos do Brasil em Sydney, na Austrália, atendendo aos princípios do Fairt Trade , comércio onde o produtor recebe remuneração justa por seu trabalho.
O presidente do SIMPI/RO, Leonardo Sobral, explica que o projeto de exportação das redes, que teve o apoio do SEBRAE/RO, surgiu da exposição do produto pelo pescador João da Cruz Cardoso - que utilizou uma técnica aprendida com o pai - na loja Profac, em Porto Velho. O sucesso do produto com turistas estrangeiros mostrou o potencial exportador do mesmo. As redes passaram por uma série de adaptações para atender exigências de consumidores europeus e norte-americanos e chamou a atenção das responsáveis pela Green Beach pelo fato de serem da Amazônia e oferecerem oportunidade de trabalho e renda para pequenos produtores.
O treinamento oferecido pelo Simpi, que tem o apoio do Banco do Povo e da FEEMPI/RO, será ministrado pela microempreendedora individual Ady Sossa, 45 anos, que participa do projeto desde o seu início e já fornece redes para comercialização na Australia. Ady trabalhou antes em restaurantes, lava-jato e como ajudante de pedreiro. Para ela, a confecção das redes tem como grande vantagem a possibilidade de serem feitas em casa. “É uma oportunidade para as mulheres que não têm com quem deixar os filhos e precisam melhorar a renda da família”, considera.
As redes serão comercializadas pela internet, feiras/eventos e lojas de Sydney e pela loja virtual www.greenbeachco.com. “O projeto das redes, que conhecemos pelo youtube (https://www.youtube.com/watch?v=9U1u_nDQz5E), está de acordo com os propósitos da Green Beach e atende ao mercado da Austrália, onde já é muito forte o conceito de Fair Trade, assim como a valorização de produtos ecologicamente e socialmente corretos”, explica Renata Hilário, uma das responsáveis pela organização.
Para Leonardo Sobral, a oportunidade de trabalho oferecida pela venda de redes de Porto Velho no mercado externo atende a uma política do SIMPI que há 21 anos incentiva os empresários de Rondônia a exportar seus produtos. A entidade conta com a central de vendas Amazon Business Export e com a Câmara de Comercio de Micro e Pequenas Empresas -Brasil EUA e Canadá, com escritórios Tampa Bay, na Costa Oeste da Flórida, nos Estados Unidos, e representações em 12 países dos EUA, Europa e Ásia.
As pessoas interessadas em participar da confecção e comércio das redes podem procurar o SIMPI/RO, na rua Padre Chiquinho, nº 1454, bairro Pedrinhas, em Porto Velho, telefone 55 (69) 3026 2108.
Fonte: Ana Aranda
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos