Terça-feira, 16 de junho de 2015 - 06h33
Quase 40 mil pessoas prestigiaram os dois shows musicais com cantores e bandas de renome nacionais realizadas no último final de semana pela prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do Município (Funcultural) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Cidade Negra, na sexta-feira (12), arrastou cerca de 7 mil pessoas para o encerramento da 3ª Semana Nós Ambiente, no Parque Circuito. Outras 30 mil prestigiaram a apresentação de Alceu Valença, no Parque da Cidade, na abertura do Circuito Junino.
Conforme o presidente da Funcultural, Marcos Nobre Júnior, as duas atrações atenderam a expectativa, tanto de público quanto na qualidade dos eventos. “Porto Velho está vivenciando uma agenda cultural histórica. Em gestões anteriores, mesmo com um orçamento maior para a cultura (o dobro do que é hoje), o povo não usufruía desses grandes espetáculos musicais. Na gestão do Dr. Mauro Nazif, com menos recursos, isso é uma realidade. As pessoas sabem onde e como o dinheiro está sendo aplicado”, enfatizou.
A título de esclarecimento, Nobre informa que os valores referentes a cada show divulgados no Diário Oficial do Município e pelo site www.portovelho.ro.gov.br são globais e não apenas o cachê dos artistas. “Estão incluídos os cachês, passagens, excesso de bagagens, hospedagem, alimentação, e impostos, dentre outros itens. Cada banda tinha tem uma média 18 pessoas, além dos instrumentos musicais, o que significa que só em passagens o investimento fica em torno de R$ 60 mil”, informou.
Outro ponto que Nobre faz questão de deixar claro, é que os recursos investidos são destinados exclusivamente para essa finalidade, como forma de promover a inclusão cultural e geração de emprego e renda para vendedores ambulantes, colaboradores e fornecedores. “A prefeitura está respeitando um direito constitucional de cada cidadão desta cidade, que é o de promover o acesso à cultura. O recurso sempre existiu, inclusive aprovado pela Câmara de Vereadores dentro do orçamento, mas somente agora chega as pessoas”, completou Marcos Nobre.
De acordo com o presidente da Funcultural, o prefeito Mauro Nazif tem dado todo apoio e autonomia ao órgão para que “os recursos da cultura sejam investidos na cultura”. Dentro dessa perspectiva, a prefeitura está apoiando 28 arraiais e 46 grupos folclóricos que vão se apresentar nas festas juninas deste ano no Município. Além disso, a Funcultural “tem sede decente, frota de veículos e equipamentos próprios”.
Nobre ressalta, ainda, que todos os contratos feitos pela Funcultural são fiscalizados e aprovados pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e Controladoria Geral do Município (CGM). “trabalhamos dentro do que rege a lei, conforme o artigo 25 da Lei 866”, enfatiza.
Atração Gospel
Para atender ao seguimento cristão, a prefeitura contratou o cantor gospel Fernandinho. O show será no encerramento da “Marcha para Jesus”, na próxima quinta-feira (18), quando é comemorado o Dia do Evangélico, na Sete de Setembro com Farquar, região central da cidade. “Estamos procurando atender a todos os segmentos culturais”, observou Nobre.
Fonte: Augusto José
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2