Sábado, 24 de janeiro de 2015 - 00h10
O empresário Lourival Neto, representante de uma de gêneros alimentícios, comemorou o recebimento da Carta de Anuência que sua empresa recebeu e que facilitará a obtenção de recursos para o empreendimento prosperar. “É a oportunidade que esperávamos para crescer mais”, disse com um sorriso de satisfação.
A exemplo dele, representantes de outras 11 empresas receberam na última quinta-feira (21), no Distrito Industrial, o documento que dá início à legalização das áreas doadas pelo governo do estado e que abrem as portas para financiamento e benefícios fiscais.
A entrega das cartas aconteceu no Centro de Tecnologia de Mecatrônica (Cetem/Senai) – Professor Dr. Volkmar Schuler, com a presença de lideranças empresariais e proprietários de indústrias. O governador Confúcio Moura discursou rapidamente, lembrando que no segundo mandato prestigiará mais os empresários para conhecer demandas. “Vocês sabem melhor quais são as necessidades do setor. Vou reduzir minha presença nas audiências para conhecer as suas propostas”, prometeu.
A Carta de Anuência, entre outras vantagens, possibilita ao empresário iniciar seus empreendimentos com recursos próprios ou entrar com pedido de financiamento junto às instituições financeiras.
Apoio
Além de fazer referência às medidas de contenção de gastos, anunciadas no início da semana, Confúcio reiterou que o caixa do estado está sob controle. “Vamos economizar para continuar honrando os compromissos. Mas, para vocês, empresários, temos que dar todo apoio”, disse sob aplausos dos presentes. Ele interrompido novamente foi aplaudido quando disse que o senador Valdir Raupp está acompanhando, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a conclusão do decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPEs), que será assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff.
As ZPEs são destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. Nelas, as empresas têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos. Segundo o governador, a legislação precisa aperfeiçoada para que seja mais benéfica aos empresários.
Consolidação
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, disse que foi orientado pelo governador Confúcio Moura a fazer o Distrito Industrial se consolidar. “Já temos 70% das duas asfaltadas e mais de R$ 4 milhões investidos aqui. Conseguimos agilizar a liberação das escrituras com a o georreferenciamento da área”, anunciou.
Segundo Rubens Nascimento, da Coordenadoria de Desenvolvimento Comercial, Industrial e da Produção (Codic) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), a Carta de Anuência pode ser definida como o resgate do setor produtivo, uma vez que abre as portas para o empreendedor. “Ele terá acesso a mecanismos que vão ajudar no desenvolvimento e melhoria na qualidade dos produtos”, afirmou.
O Distrito Industrial foi criado há mais de 20 anos na margem direita da BR-364, a 17 quilômetros da capital, sentido de Candeias do Jamari. A área total de 350 hectares, dos quais 259 são destinados a edificações. Atualmente, 22 empresas estão instaladas e 49 estão com projetos aprovados pela Coordenação de Indústria, Comércio e Produção (Codic) e o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).
Também participaram do ato o deputado estadual Zequinha Araújo, o ouvidor geral do Estado, Vicente Moura; Gilberto Baptista, superintendente da Fiero e Gilson Salomão, coordenador da Codic.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de
A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme
Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei