Sexta-feira, 11 de julho de 2014 - 11h48
Com o objetivo de aprofundar a discussão em torno da velhice, assim como estreitar o diálogo entre os espaços institucionais de ensino e instâncias governamentais, além de propor um olhar científico sobre o assunto, a coordenação de Assistência do Sesc em Rondônia realiza nos dias 17 e 18 de julho o “Fórum Sobre o Envelhecimento”, com a participação de idosos, familiares, pesquisadores, coordenações, entidades não governamentais e secretarias municipal e estadual. O evento acontece no auditório no Senac em Porto Velho, das 08h às 12h e das 14h às 18h. A abertura do evento contará com a apresentação cultural “Canto Coral” do grupo de idosos do Sesc.
“Na pessoa idosa, nem tudo é da idade”. Esse é o tema de apenas umas das palestras a ser ministrada pela médica Karla Cristina Giacomin, especialista em geriatria e gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Associação Médica Brasileira em 1996. Karla Cristina, que fez residência e especialização pela Universidade Louis Pasteur , em Strasburgo na França, também ministrará outras três palestras sobre a temática. “A nossa ideia é proporcionar debates sobre as questões da velhice, possibilitando oportunidades e criar alternativas para melhorar a qualidade de vida dos idosos” salienta a coordenadora de Assistência do Sesc, Rita de Cássia Miranda.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que em 2012 o estado de Rondônia contava com uma população de mais de 112 mil idosos. “O perfil etário de nossa população está se transformando rapidamente e é indispensável que nos adequemos a essa transformação da mesma forma. O Fórum deverá não somente discutir o assunto, mas também garantir resultados práticos para a melhora na qualidade de vida do idoso” destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araujo Coelho.
Ao final do Fórum será elaborado um documento do evento intitulado “Fórum sobre Envelhecimento – Documento de Rondônia” que será entregue às autoridades para desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as pessoas idosas. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença até o dia 15 de julho através do telefone: (69) 3229-6006 – Ramal 211. O credenciamento será realizado no dia do evento.
Idosos no Brasil
Recentemente, a Comissão de Direitos Humanos do Senado discutiu em audiência pública a questão do envelhecimento e a qualidade de vida do idoso no Brasil. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, havia 22 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no país. Em 2050, segundo a ONU, o número de idosos deve triplicar. Isso se soma à expectativa de vida do brasileiro, que aumentou de 67 anos para quase 75 anos. Na audiência também foram apresentados dados que comprovaram a mudança da pirâmide etária do Brasil, que já caminha para se tornar um país de população majoritariamente idosa.
Fonte: Renata Vannier
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea