Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 - 13h24
Uma comissão de trabalhadores do Departamento de Estradas de Rodagem, Residência de Porto Velho, esteve na sede do Sindicato da categoria (Simporo), para denunciar a intenção da autarquia em diminuir o valor do percentual da produtividade. Segundo eles, a desculpa usada pela direção do DER é a economia de gastos em decorrência ao período chuvoso.
De acordo com o presidente do Simporo, Clay Milton Alves, a desculpa é improcedente porque na época de inverno, a maioria do maquinário do DER-RO deixa de ir trabalhar no trecho, o que já representa uma economia de no mínimo 300 litros de combustível diário por maquia, além do quê, os trabalhadores do trecho não recebem horas extras.
“Há várias situações que precisam ser analisadas nessa retirada. Há trabalhadores que ganham até 50% de seus vencimentos com a gratificação de produtividade. O Governo quer economizar com o suor do trabalhador”, disse Clay Milton. Para ele, a paralisação de várias obras pelo Governo começou em novembro do ano passado, o que já gerou uma economia substancial aos cofres públicos.
Clay Milton defendeu ainda que os trabalhadores das residências do DER não estão em casa e continuam trabalhado, de alerta para o trabalho em caso de algum acontecimento fortuito como uma queda de ponte. “O Governo do Estado e o DER precisa repensar o assunto. Não é justo mexer no bolso do trabalhador por causa do inverno. O Governo já está obtendo economia diária de custos com as máquinas que estão encostadas no pátio das residências”, ressaltou.
O Simporo está buscado junto a Assembleia Legislativa uma intermediação para resolver o problema. Na próxima semana, a direção do sindicato se reúne com o deputado Cláudio Carvalho para que consiga junto ao Parlamento e ao Governo do Estado uma forma de manter a produtividade dos trabalhadores.
A iminência de retirada da gratificação só ocorre com os trabalhadores as Residências do interior, que são a força maior dos trabalhadores realizado pelo Estado nos municípios de Rondônia. “O trabalhador está pressionado, mesmo trabalhado dia-a-dia em prol do desenvolvimento do Estado”, finalizou.
Fonte: Marcos Santana
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)