Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores de Cejuscs de todo o estado recebem formação em conciliação e mediação


Servidores de Cejuscs de todo o estado recebem formação em conciliação e mediação  - Gente de Opinião

Entre os dias 17 e 21 de setembro, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promove a “Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais” para 41 servidores, da Capital e do interior, que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), com o objetivo de garantir a formação dos profissionais que já atuam na resolução de conflitos, mas que não possuem a formação necessária, além de atender as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a respeito do tratamento adequado dos conflitos de interesses.

O curso aborda tanto os aspectos da mediação quanto da conciliação e reúne servidores que não possuem formação em nenhuma das técnicas ou em apenas uma delas. “Esta é a primeira fase do curso de formação em mediação e conciliação. A intenção é abrir o leque dos servidores para uma visão mais ampla tanto do ser humano quanto da interpretação dos conflitos que ele trata, para que haja um crescimento não só teórico da mediação e da conciliação, mas também pessoal desses servidores”, afirmou a assistente social Maria Inês Soares, que ministra o curso junto com a psicóloga Mariângela Onofre e a juíza Úrsula Gonçalves.

Maria Inês ressalta também que a formação se destaca por oferecer a multidisciplinaridade, além da capacitação objetivo-teórico referente à execução da tarefa de mediador ou de conciliador. “O Tribunal de Justiça de Rondônia se destaca por dar essa formação mais ampla para os mediadores e conciliadores. Une o direito, a psicologia e o serviço social para dar uma visão mais rica dessas funções”, finaliza.

Para Elaine Cavalcante, conciliadora do Cejusc de Pimenta Bueno, a participação no curso aprimorou muito mais que os pontos práticos da atividade. “Foi muito importante para mim, por entender que preciso me autoconhecer para poder exercer o meu trabalho da melhor forma possível. Então isso é gratificante e está contribuindo para o meu aprendizado, pois o curso não abrangeu só a questão do processo e das partes em si, mas o conciliador foi visto aqui também”.

A carga-horária exigida para o curso é de 100h, sendo a parte teórica (60%) realizada no período de 17 a 21 de setembro. Já as 40h restantes são voltadas ao estágio supervisionado e serão realizadas no mês de outubro, no Cejuscs de Porto Velho, em três turmas: dias 4 e 5 para os alunos lotados em Porto Velho; 8 e 9 para a turma 2 e 10 e 11 para a turma 3, sendo estas duas compostas por alunos do interior.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)