Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores da Câmara Municipal de Porto Velho vão paralisar atividades por um dia


Servidores da Câmara Municipal de Porto Velho vão paralisar atividades por um dia - Gente de Opinião

Representantes dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Porto Velho protocolaram no gabinete da presidência da Casa, na manhã de sexta-feira (9), um documento comunicando que a categoria vai paralisar suas atividades, por um dia, a partir das 8h de segunda feira (12). O ato acontecerá em frente ao prédio do Poder Legislativo. É a resposta ao que chamaram de descaso da administração diante dos reiterados pedidos para que a Casa proceda a correção inflacionária dos períodos 2019/2020, e a atualização das faixas salarias, cuja maioria está atrasada desde outubro do ano passado. 

A revisão geral anual está prevista no art. 37, X, da Constituição Federal. A finalidade da revisão é atualizar as remunerações, possibilitando, assim, que elas acompanhem a evolução do poder aquisitivo da moeda, observando que, caso assim não fosse, não haveria motivo para tornar obrigatória a sua concessão anual, como explicou um servidor.

De acordo com representantes dos funcionários, a Lei é clara, não justificando, portanto, tamanha demora para reconhecer os direitos da categoria. A paralisação foi a saída encontrada como mecanismo usado na luta para fazer valer nossas conquistas laborais, justificou o presidente do Sinscampv (Sindicato dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Porto Velho), Marcelo Nóbrega. Vale lembrar que os parlamentares tiveram seus subsídios corrigidos recentemente, enquanto os servidores ficaram a ver navios, apesar de o artigo 37, X, da Constituição Federal prevê a recomposição inflacionária no mesmo índice e na mesma data para servidores públicos e agentes políticos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)