Quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 06h07

Como servidora da Assembleia Legislativa, a sindicalista Mara Regina Valverde diz que a partir do momento em que começou a trabalhar no Poder Legislativo em 1986, aos 18 anos passou a entender e missão, a questão dos partidos, coligações e se apaixonou por política, sendo que é militante do PT desde 1987. Foi casada com o ex-deputado federal Eduardo Valverde, que faleceu vítima de acidente de trânsito em 2011, por 23 anos. Nessa jornada passou a ser uma árdua defensora dos direitos da mulher.
Com Eduardo Valverde, Mara teve dois filhos: Eduardo Valverde Filho, hoje com 25 anos, cursando direito e Dandara Valverde, com 21 anos, cursando arquitetura. Conta que quando chegou para trabalhar na Assembleia Legislativa estava terminando o ensino médio e hoje tem pós-graduação, com intenção de fazer mestrado. Fala que incentiva os colegas de trabalho a estudar. “Sou formada em Turismo; pós-graduada em Gestão Pública e pretendo fazer mestrado em Política de Gênero. Não pude ainda porque só tem em Salvador”, destaca.
Mara Valverde começou a trabalhar na Assembleia Legislativa no gabinete do ex-deputado Heitor Costa, foi vice-diretora do Setor de Transporte e é filiada ao Sindler desde o início, onde foi vice-presidente e hoje é a diretora social onde participa de campanhas de prevenção como: Doação de Sangue, Outubro Rosa, Rede de Enfrentamento à Violência e Novembro Azul. Também trabalhou muitos anos no setor médico da ALE. Participa atualmente da Comissão dos Direitos Humanos pelo gabinete do deputado Euclides Maciel onde trabalhou na realização de audiências públicas sobre a Lei Maria da Penha. Pelo Sindler, faz parte da Comissão que vai homenagear os servidores constituintes.
Através de sua luta em defesa da mulher, em 2006 foi cedida para Prefeitura de Porto Velho, onde foi coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, onde ficou até 2012. Conta que nesse período conseguiu implementar os organismos de políticas para as mulheres como o Centro de Referência, que atende mulheres vítimas de violência; Rede de Enfrentamento; e, a instalação da Casa Abrigo com capacidade de atender quatro famílias, com período de permanência de até três meses.
Acredita que na Assembleia Legislativa um dos avanços mais importantes foi a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) pela atual mesa diretora, destacando o trabalho desenvolvido pelo presidente Hermínio Coelho.
Ao finalizar, revela que tem a meta de escrever um livro sobre a história de Eduardo valverde. “Ele foi um político íntegro que mostrou Rondônia para o mundo e trouxe recursos para todos os municípios sempre fazendo valer seu papel de deputado federal em seus dois mandatos”, salienta.
Fonte: Decom/ALE/Liliane Martins
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)