Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 - 15h10
A Central de Atendimento ao Servidor (CAS) do sistema VoIP, que atende 24 horas os órgãos do governo de Rondônia, está funcionando com seis atendentes treinados para prestar esclarecimentos, agendar instalações e atendimentos técnicos e facilitar a vida dos usuários.
O engenheiro de telecomunicações e responsável pela integração do sistema de voz, Fábio Folly, explicou que viajou a Brasília a serviço e necessitou fazer diversas chamadas locais e interurbanas utilizando a rede VoIP via Internet e todas foram feitas sem custo algum para o Estado e para Fábio.
Os serviços cobertos pelo VoIP -administrados pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), via Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) – são muitos e podem ser solicitados gratuitamente pelos telefones convencionais: 69 3216-3216, 3216-1028 e pelo VoIP: 4000.
Os serviços oferecidos são: chamadas externas; caixa postal; siga-me; salas de conferência; criptografia; chamadas de VoIP para VoIP gratuitas; chat; VoIP no celular para todo tipo de chamadas internas ou externas, de qualquer operadora comercial; atendimento eletrônico e suporte técnico.
Geilma Fernandes de Brito, analista de sistemas e gerente de desenvolvimento da central de atendimento VoIP, está sempre monitorando o sistema e conta que “dias atrás substitui uma atendente no horário do almoço e recebi uma ligação de um servidor da Seduc, solicitando a instalação de um terminal VoIP em seu telefone celular. Passei o pedido para o setor técnico e no outro dia ele me ligou agradecendo via VoIP. Isso é uma maravilha!”, comemora a analista.
Nos órgãos do governo o sistema funciona com outras opções, além do canal de voz. Em um smartphone, o telefone é apenas um dos serviços oferecidos. As mensagens de texto (e-mails e redes sociais) e as imagens (fotos e vídeos) são os mais procurados e desejados. Por isso no serviço público o quesito comunicação é levado tão a sério, pois é através da disseminação da informação que se administra e se tomam decisões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.
E-mails, redes sociais, textos, planilhas e pesquisas, assim como imagens (documentos e exames, por exemplo) são largamente utilizados na administração pública, não só pela rapidez no envio e consulta, mas também pelo baixo custo e, principalmente, facilidade de manuseio. Governar sem informação eletrônica hoje é impensável.
Para reduzir custos, o governo optou por essa nova tecnologia que resolve grande parte dos ‘gargalos’ eletrônicos, o Voice over Internet Protocol (VoIP), ou a Telefonia de voz sobre Protocolo de Internet, que é a telefonia que roda sobre a rede de dados.
Fábio Folly afirma que, com a interconexão entre as plataformas, os chips 3G e os links E1 (padrão de linha telefônica digital europeu usado no Brasil) das operadoras comerciais se consegue fazer estes telefones, que só falam de VoIP para VoIP, se comunicarem com toda a telefonia convencional.
Fábio explicou ainda que com a adesão de todos os servidores ao sistema, a economia será grande, haverá maior segurança nas ligações e aumento na velocidade nas transmissões de dados e voz.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Decom - Governo de Rondônia
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia permite mais recursos para a Seagri
O Projeto de Lei 965/2025, de autoria do Poder Executivo rondoniense, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Rondônia, no mês de agosto. Pelo
Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu o título em reconhecimento ao seu apoio à c
Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), por meio da Superintendência de Comunicação Social (Secom), esclarece que é falsa a informa
Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj