Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 - 14h30
O avanço no trabalho de fortalecimento da inclusão digital, com destaque para o desenvolvimento do software livre, foi o destaque dado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) hoje na sessão especial de homenagem aos 45 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, iniciativa requerida pela senadora catarinense Ideli Salvatti.
"O Serpro é uma das principais empresas fomentadoras da política de implantação do software livre, importante para a independência tecnológica e para a soberania nacional", discursou Fátima, que representou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) no evento.
Fátima destacou que o Serpro é a maior empresa de tecnologia da informação da América Latina, com 11 mil funcionários, que desenvolve, com eficiência, a montagem de telecentros comunitários, espaços de uso público organizados com a doação de microcomputadores para entidades públicas e da sociedade civil. “As comunidades carentes estão ganhando muito com isso”, disse.
A modernização e a melhoria da qualidade da administração publica no Brasil foram outros aspectos ressaltados pela senadora na atuação do Serpro. Como exemplo de serviços tecnológicos de ponta, que trouxeram facilidades à vida do cidadão, citou o programa Receitanet (para envio da declaração anual do Imposto de Renda); os sistemas de emissão dos novos modelos de passaporte e da carteira nacional de habilitação; e o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), "ferramenta fundamental para fiscalização do gasto público".
Fátima também lembrou o controle do Estado pelo cidadão, exercido por meio de sistemas como o Portal Transparência. A parlamentar dividiu a presidência da sessão especial com a senadora Serys Slhessarenko, que também fez uso da tribuna assim como o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), profissional da área. A sessão contou com a presença de funcionários do órgão.
O diretor-presidente do Serpro, Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, comemorou a nova fase vivida pela empresa, voltada a disponibilizar o uso da tecnologia da informação para promover a inclusão digital. Essa seria a contribuição direta da empresa para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.
Fonte: Mara Paraguassu
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér