Segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 - 14h02
O Senepol, taurino vermelho adaptado, nascido nas Ilhas Virgens, continua a fazer história pelo mundo. No Brasil, país reconhecido pelas suas 200 milhões de cabeças bovinas, não tem sido diferente. Um ótimo exemplo encontra-se no Estado do Pará, estado com alta temperatura e umidade, localizado ao Norte. Lá, um projeto audacioso de produção de carne visa o abate de impressionantes 20 mil cabeças de boi gordo.
Dono de três fazendas e um plantel de 120 mil bovinos, o criador Luiz Pires, de 70 anos de idade, busca meios para melhorar a taxa de desfrute do rebanho, cuja média brasileira é estimada em 20%. E foi numa frenética caçada por reprodutores que conheceu o Senepol.
“Primeiro me surpreendi com a eficiência dos touros jovens Senepol. Cobriram a vacada com tranquilidade e sem regalias na alimentação. Depois ainda proporcionaram uma taxa de prenhez superior a 80%. Eles apresentam a mesma resistência do zebu, mas com a vantagem de serem dóceis”, afirma.
Na grande maioria das propriedades brasileiras, o gado caminha muito para a cópula, tarefa antes cumprida apenas pelo Nelore, raça zebuína predominante. Agora com o Senepol, busca-se agregar qualidade de carne e carcaça e precocidade.
Aos 15 meses de vida, os F1 Senepol (meio sangue) atingiram 15 arrobas, sendo criados e recriados só com capim e sal mineral, além de concentrado à base de milho na terminação. Conseguiu uma arroba de peso a mais na desmama em comparação ao que se obteria com o zebu puro. Luiz almeja abatê-los com 20@ aos 20 meses.
Somente com sangue Nelore e um manejo impecável, não produziria esse novilho em menos de 24 meses. Satisfeito, o veterano pecuarista avança para a pecuária seletiva. Sua meta é produzir 1.000 touros Senepol PO a partir de 2.000 bezerros previstos para nascer em poucas semanas. A base é formada por 300 doadoras de ponta e sêmen de touros americanos.
Fonte: Adilson Rodrigues / Robson Rodrigues / adilson@pecpress.com.br - robson@pecpress.com.br
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple