Sexta-feira, 28 de maio de 2010 - 10h01
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) solicitou em plenário a necessidade de mais investimento na cadeia produtiva de alguns setores, em especial o da cafeicultura, que responde atualmente por 4% do PIB de Rondônia. Segundo o parlamentar Rondônia tem mais de 12 mil famílias de agricultores produzindo café com técnicas cada vez mais modernas, alcançando alta produtividade com baixo impacto ambiental.
“A área plantada de café em nosso Estado é superior a 200 mil hectares, o equivalente a quase 200 mil campos de futebol. Somente em Cacoal, município conhecido como a Capital Rondoniense do Café, existem hoje mais de 1.800 produtores que se dedicam a essa cultura”, disse o parlamentar.
Gurgacz lembrou que a principal limitação dos produtores de café no Estado é a falta de armazéns para estocar a produção. “Hoje, a produtividade de nossos cafeicultores chega à marca de mais de 900 mil sacas/ano. A capacidade máxima de armazenamento em Rondônia, no entanto, é de apenas 500 mil sacas”, afirmou.
Ao final, Acir Gurgacz solicitou ao chefe do poder Executivo Estadual e ao Ministério da Agricultura e Abastecimento que seja agilizada a construção de armazéns nas regiões mais produtivas do Estado de Rondônia afim de garantir a aquisição total da safra de 2011.
Historia
Em seu pronunciamento, o senador, que vem destacando por diversas vezes no Plenário o potencial da agricultura familiar e do agronegócio em Rondônia, citou o exemplo do cafeicultor Arnor Martins, que dentre tantos outros do Estado, com a boa técnica repassada pela Emater vem conquistando bons resultados na produção de café, conforme relatou recentemente reportagem publicada na imprensa rondoniense.
Segundo o senador Acir Gurgacz, esse agricultor iniciou-se na lavoura há quatro anos, sem muito conhecimento técnico, e quase desistiu de trabalhar na terra após os fracassos nas primeiras safras. “Com o manejo adequado do solo e da aplicação de tecnologias modernas, Arnor obteve um retorno financeiro e conseguiu comprar equipamentos novos”, explicou Gurgacz. "Não demorou muito para que ele precebesse o problema da falta de espaço para armazenamento de sua produção", arrematou o parlamentar.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)