Terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 16h11
Cerca de quatrocentos e cinquenta servidores são lotados na Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) para atuação direta nos diversos serviços de campo executados em toda a extensão do município de Porto Velho. Recentemente, para atender casos de emergência, a Semusb tem necessitado reorganizar as equipes para não descuidar dos serviços de rotina e, ao mesmo tempo, incrementar o atendimento a novas demandas que surgem principalmente por causa do retorno do período chuvoso.
As limpezas de boca de lobo são os casos que mais constantemente ocasionam mudanças na rotina de programações. Na inauguração da nova Praça do Bairro Cohab, moradores procuraram o prefeito para reclamar do entupimento de uma boca de lobo que estava ocasionando alagações na região. O prefeito ligou imediatamente para o secretário da Semusb e pediu providências. Uma vez aberta, percebeu-se que a boca de lobo não estava entupida, mas que havia manilhas quebradas. São 80 manilhas que deverão ser trocadas ali. Os serviços serão iniciados nesta semana.
Na sexta-feira (08), a Semusb e a Secretaria Municipal de Obras (Semob) precisaram agir em conjunto para desentupir uma das maiores bocas de lobo do Bairro Flamboyant, região onde brevemente serão iniciados pela Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre) grandes serviços de drenagens e asfaltamentos, porque se trata de um dos pontos mais críticos na cidade quanto à incidência de alagações. “Encontramos cachorro morto, geladeira velha, colchão, máquina de lavar e muitos outros dejetos. A população coopera para o entupimento de bocas de lobo e galerias quando jogam lixo nas ruas ou nas beiras dos córregos. As chuvas levam grandes objetos na enxurrada e as vias de drenagens ficam entupidas. Nesse local, o serviço durou um dia inteiro”, informou Ricardo Fávaro, secretário da Semusb.
Em parceria com a Semob, trabalhadores da Semusb estão também atuando nos serviços de limpeza, alargamento e afundamento dos canais dos Tanques e do Tancredo Neves. “Os serviços que estão sendo feitos são de macro e micro drenagens. Nós atuamos principalmente com micro drenagens, mas também temos disponibilizado parte do nosso efetivo para os grandes serviços nos canais”, afirmou Fávaro, que também esclareceu acerca de um serviço paralisado na Rua Tiradentes. “Os serviços de desentupimento de bocas de lobo nessa rua foram interrompidos para que a Caerd concerte duas adutoras que estão muito acima do nível desejável. O trabalho de topografia demonstrou ser preciso abaixar cerca de um metro para que possam ser colocadas as novas manilhas, contudo, a Caerd, que já havia iniciado os trabalhos, precisou parar porque apareceu nova emergência na Rua Migrantes com Farquar, onde rompeu uma adutora”, explicou.
Os serviços de rotina da Semusb não param. Trata-se de limpeza de ruas, roçagens e outras tarefas cotidianas, mas também para esses casos houve mudanças na rotina. “Tivemos que aumentar a quantidade de trabalhadores para cuidar da limpeza da Praça do Palácio Getúlio Vargas, Sede do Governo Estadual, porque está acontecendo um fenômeno natural. Pássaros que passam nesta época do ano pela cidade estão concentrados ali. São milhares deles que estão sujando muito esse espaço. Dobramos a quantidade de trabalhadores para realizar esse tipo de limpeza, mas o problema ou passa a ser tratado por ambientalistas que consigam formas de afugentá-los do local ou a população terá que ter paciência, até que passe esse ciclo de migração. Por mais que se procure limpar o local, os pássaros sujam tudo de novo, rapidamente” afirmou o secretário.
A Semusb também designou parte do seu efetivo para serviços de retirada de árvores na Rua Tiradentes. Foram retiradas trinta árvores e agora se aguarda pelo novo plantio, a ser feito pela secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Além desses trabalhos, também se tem realizado ações para recuperação de trechos de ruas interrompidos. “Na linha Progresso estamos fazendo a recuperação de uma linha onde moram mais de quatrocentas famílias que tinham dificuldades de tráfego. Nem os ônibus estavam passando, de forma que as crianças tinham problemas para irem às escolas. Estamos fazendo limpeza e encascalhamento de rua. A Linha fica um pouco além do Bairro Ulisses Guimarães. Queremos logo realizar esse trabalho para que as crianças voltem a frequentar as aulas”, finalizou Ricardo Fávaro.
Fonte: Renato Menghi
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)