Quarta-feira, 28 de julho de 2010 - 17h42
A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), cumprindo planejamento para aproveitar desde o primeiro dia de estiagem e limpar a cidade, está realizando um mutirão de limpeza em várias ruas e bairros. Por dia, são retiradas das vias públicas uma média de 125 toneladas de entulhos, segundo cálculos do diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Semusb (DRS), Erasmo Carlos. As equipes da secretaria estão limpando a cidade com os serviços de ‘raspa-raspa’, que é a retirada de areias e terras das vias que se acumulam entre a rua e a calçada; varrição, rastelamento, desobstrução das bocas de lobo e pintura de meios-fios.
Um tipo específico de ‘lixo’ é o entulho doméstico lançado em via pública, “o problema continua, apesar da Prefeitura fazer campanhas, da população ver o serviço ser feito nos bairros, ainda continuam a jogar em qualquer lugar, móveis, fogões e geladeiras velhas, até carcaças de carros estamos encontrando e levando pro lixão”, lamentou Erasmo Carlos.
O mutirão acabou de concluir os serviços de limpeza entre as Avenidas Governador Jorge Teixeira e a Rio Madeira, no bairro Nova Porto Velho, e está iniciando do outro lado, da Avenida Rio Madeira até a Avenida Guaporé, no Bairro Agenor de Carvalho. O serviço está sendo realizado em dois turnos, incluindo o noturno, e tem a parceria do departamento de Postura Municipal, que está notificando as situações de água servida e outras irregularidades localizadas.
Com a terceirização dos serviços de limpeza do setor central da Capital, localizado entre a Avenida Governador Jorge Teixeira até o Rio Madeira e Costa e Silva até a Avenida Rio de Janeiro, a Semusb concentrou as equipes de limpeza nas zonas Leste e Sul.
Sem Lona
O Prefeito Roberto Sobrinho define bem a atual situação de progresso e evolução de Porto Velho como um grande canteiros de obras, mas, devido ao grande tráfego de caminhões caçamba transportando material sólido para a construção civil, principalmente, está acontecendo um efeito negativo que poderia ser evitado, o derrame de resíduos sólidos nas vias. O problema é que a maioria dos condutores das caçambas não estão cobrindo a carga de areia, brita, terra e entulho com a lona protetora, que é de uso obrigatório. “Infelizmente tem pessoas que não se preocupam em fazer a parte deles para manter a cidade limpa. De um lado estão os motoristas que não cobrem as caçambas, do outro está a polícia militar de trânsito que poderia abordar mais estes veículos e exigir que cubram a carga, e no meio está a Semusb limpando todo dia retirando de 5 a 6 toneladas somente deste tipo de material, inclusive, a soja derramada das carretas”, alertou o secretário da Semusb, Jair Ramires.
Este material coletado é formado basicamente de terra, areia e de soja que fica mais concentrada nas Avenidas Tiradentes e Costa e Silva.
Fonte: Fabrícius Bariani
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)