Segunda-feira, 4 de agosto de 2014 - 13h44
A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) está operando com capacidade máxima em diversas frentes de serviços. Em bairros, parques e festas populares estão sendo realizadas limpezas, enquanto mutirões estão sendo promovidos nos cemitérios, canais de drenagens e na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Essas ações ocorrem sem que se descuide da varrição e raspagens de ruas pelas equipes fixas e das atividades de conservação das principais vias da zona central da cidade, por meio do maquinário recentemente adquirido pela prefeitura.
No complexo da EFMM uma equipe de dez pessoas, aparelhada com duas minicarregadeiras (Bob Cat), uma retroescavadeira, duas caçambas e um caminhão-pipa, vem atuando desde que as águas do rio Madeira baixaram. Toneladas de sedimentos foram removidos e serviços de limpeza dos prédios, galpões, acervo e maquinário têm sido levados a efeito pela ação conjunta entre Semusb e Funcultural. Também em relação aos grandes festejos que vêm ocorrendo em diferentes regiões da cidade desde o mês de junho, como carnaval de rua, quadrilhas, boi bumbas e outros, a Semusb têm atuado com equipes que se revezam para garantir a conservação e limpeza dos locais antes, durante e depois das atividades.
Os mutirões têm sido levados aos bairros para limpeza e encascalhamento de ruas. “No Bairro Cuniã foram concluídos serviços de restauração dentro do quadrante que compreende as ruas José Vieira Caúla, Amazonas, Guaporé e Mamoré. Atualmente, entramos no Bairro Aponiã para fazer o mesmo tipo de ações. Assim que concluirmos os trabalhos desse bairro entraremos no Cidade Nova”, explicou o secretário da Semusb, Ricardo Fávaro.
Outra frente de serviços tem por objetivo a limpeza dos canais fluviais. No Canal dos Tanques foram iniciados serviços na altura da Avenida Calama e as ações acontecem agora próximos à Rodoviária. “Estamos subindo no sentido da Zona Leste, enquanto as equipes da Semob descem no sentido do Centro. Vamos encerrar essa operação quando as equipes se encontrarem. Além dos Tanques, estamos atuando no Canal Tancredo Neves, Canal da Zona Sul e nesta semana iniciamos ações no Canal da Penal, entre Amazonas e Dom Pedro II. Para a limpeza dos canais, cada equipe segue com uma PC Hidráulica e cerca de seis homens”, destacou Faváro, informando também que esse tipo de ação conta como fator de dificuldade a existência de muitos casas ou parte de casas nas Áreas de Proteção Permanente (APPs). A Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur) está providenciando o cadastramento e a retirada das casas à beira do Canal da Penal. O Ministério Público deve mover diversas ações contra os moradores das APPs e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado operações que objetivam a desobstrução desses espaços, contudo, restam muitas casas e até comércios são encontrados obstruindo os serviços da prefeitura. “No Canal dos Tanques, no trecho em que estamos agora, nunca havia sido realizada nenhuma limpeza por causa dos moradores. Enquanto aguardamos a resolução do problema, temos conseguido passar com as máquinas e seguir com nosso trabalho entrando em acordo com as pessoas desses locais”, esclareceu.
Quanto aos mutirões nos cemitérios, segundo explicou Fávaro, as empresas que têm concorrido para a realização dos serviços de conservação desses espaços têm desistido. Elas têm apresentado determinado preço, mas depois querem aumentá-lo em função do grande volume dos trabalhos. “Por enquanto, resolvemos fazer as limpezas necessárias com nosso próprio pessoal. Nos próximos vinte dias queremos ter os dois cemitérios totalmente limpos. No Santo Antônio já avançamos em cinquenta por cento das ações”, destacou o secretário.
Fávaro concluiu as informações explicando que a chegada das novas máquinas fez com os serviços fixos de limpeza das ruas, que antes demoravam dias para serem concluídos, passaram a ser feitos em apenas algumas horas. “Isso liberou grande parte do nosso pessoal para atuar em outras frentes de trabalho. Por isso a Semusb tem conseguido avançar ao mesmo tempo em muitas tarefas, finalizou.
Fonte: Renato Menghi
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea
Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro
Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi