Quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 - 06h27
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) participou do seminário "Humaniza Saúde Mental" promovido pela secretaria estadual de Saúde (Sesau). Equipes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) marcaram presença durante o seminário que iniciou na manhã desta quarta – feira, 05, com o encerramento previsto hoje, quinta–feira, 06.
CAPS AD é a primeira unidade de referência para o atendimento de alcoolismo em dependência química de Rondônia, que tem oferecido toda estrutura necessária para atender a homens e mulheres que precisam de ajuda. Durante o seminário palestrantes e representantes de órgãos públicos tratou de assuntos de doentes mentais e pessoas com transtornos mentais, viciados em álcool e drogas. O seminário visa tratar das dificuldades que os órgãos e unidades de saúde estão tendo no tratamento com o paciente, preocupados com os altos índices de drogas na cidade. Acadêmicos, profissionais da saúde e familiares de pacientes com transtorno mental se reuniram para algumas reivindicações afim de fortalecer o serviço da saúde na capital e estado.
De acordo com a coordenadora estadual de saúde mental e álcool e drogas, Regiane Fátima, a deficiência mental é oculta, nos preocupamos com o alto índice de drogas na cidade em consequência gera um alto índice de violência. "Nossos presídios atende cerca de 8 mil presidiários, com a ajuda do CAPS e comunidades terapêuticas vamos trabalhar de forma mais eficiente, através de questionamentos e também com a participação da família que é fundamental", disse Regiane Fátima.
Durante o seminário houve apresentações de coral realizado por doentes mentais e profissionais da saúde mental.
Serviços CAPS AD
Desde de sua inauguração em novembro de 2009, a unidade responde à necessidade de oferecer um tratamento mais digno para estas pessoas em um dos momentos mais difíceis de suas vidas. De acordo com o diretor da CAPS, Luiz Carlos, os serviço da unidade é pioneiro em excelência, pois até então Rondônia não tinha serviço de ambulatório para este tipo de atendimento.
Ambulatório
O CAPS conta com sala de acolhimento e oficinas terapêuticas, piscina para hidroginástica e uma enfermaria para observação. “O centro é destinado especificamente para pacientes com transtorno de álcool e droga, essa unidade está de portas abertas para atender aqueles que precisam de ajuda”, mencionou Luiz Carlos.
O usuário pode contar com o apoio de psicólogos, médicos e enfermeiros que auxiliam no tratamento. O CAPS- AD está localizado na avenida Lauro Sodré, número 1.964, bairro Liberdade, em Porto Velho, e está aberto às pessoas interessadas das 7h às 19h.
Fonte: Janiele Viana
Parlamento aprova crédito suplementar para qualificação profissional pelo Pronatec
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 848/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional s
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O