Quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 - 06h27
A secretaria municipal de Saúde (Semusa) participou do seminário "Humaniza Saúde Mental" promovido pela secretaria estadual de Saúde (Sesau). Equipes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) marcaram presença durante o seminário que iniciou na manhã desta quarta – feira, 05, com o encerramento previsto hoje, quinta–feira, 06.
CAPS AD é a primeira unidade de referência para o atendimento de alcoolismo em dependência química de Rondônia, que tem oferecido toda estrutura necessária para atender a homens e mulheres que precisam de ajuda. Durante o seminário palestrantes e representantes de órgãos públicos tratou de assuntos de doentes mentais e pessoas com transtornos mentais, viciados em álcool e drogas. O seminário visa tratar das dificuldades que os órgãos e unidades de saúde estão tendo no tratamento com o paciente, preocupados com os altos índices de drogas na cidade. Acadêmicos, profissionais da saúde e familiares de pacientes com transtorno mental se reuniram para algumas reivindicações afim de fortalecer o serviço da saúde na capital e estado.
De acordo com a coordenadora estadual de saúde mental e álcool e drogas, Regiane Fátima, a deficiência mental é oculta, nos preocupamos com o alto índice de drogas na cidade em consequência gera um alto índice de violência. "Nossos presídios atende cerca de 8 mil presidiários, com a ajuda do CAPS e comunidades terapêuticas vamos trabalhar de forma mais eficiente, através de questionamentos e também com a participação da família que é fundamental", disse Regiane Fátima.
Durante o seminário houve apresentações de coral realizado por doentes mentais e profissionais da saúde mental.
Serviços CAPS AD
Desde de sua inauguração em novembro de 2009, a unidade responde à necessidade de oferecer um tratamento mais digno para estas pessoas em um dos momentos mais difíceis de suas vidas. De acordo com o diretor da CAPS, Luiz Carlos, os serviço da unidade é pioneiro em excelência, pois até então Rondônia não tinha serviço de ambulatório para este tipo de atendimento.
Ambulatório
O CAPS conta com sala de acolhimento e oficinas terapêuticas, piscina para hidroginástica e uma enfermaria para observação. “O centro é destinado especificamente para pacientes com transtorno de álcool e droga, essa unidade está de portas abertas para atender aqueles que precisam de ajuda”, mencionou Luiz Carlos.
O usuário pode contar com o apoio de psicólogos, médicos e enfermeiros que auxiliam no tratamento. O CAPS- AD está localizado na avenida Lauro Sodré, número 1.964, bairro Liberdade, em Porto Velho, e está aberto às pessoas interessadas das 7h às 19h.
Fonte: Janiele Viana
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)