Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 - 11h58
A prefeitura de Porto Velho está realizando nas escolas da rede municipal de ensino uma campanha educativa para a prevenção de várias doenças. Coordenada pelo Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde (Niemsus), da secretaria municipal de Saúde, a equipe comandada por Renata Pimentel, coordenadora do núcleo, esteve na última terça-feira, 13, na escola Elenilson Negreiros, no bairro Socialista, zona leste de Porto Velho.
Na palestra os alunos foram alertados para os cuidados que devem ser tomados, a fim de evitar a verminose. O trabalho consiste na realização de palestra, distribuição de folderes e atividades lúdicas, através da interação com os alunos. “Essa atividade realizamos o ano todo, mas decidimos intensificar a campanha, expandido essa ação para as unidades que trabalham com a atenção básica em saúde e também para as escolas municipais. Nas UBS são feitas capacitações sobre doenças como a dengue, a malária, além de outros temas.
Nas escolas os temas abordados são a hepatite, verminose, mas não de forma agressiva, porém mostrando os cuidados básicos de higiene que devem ser tomados”, explicou a coordenadora. Renata Pimentel revelou ainda que em uma escola visitada em todas as salas do 1º ao 3º ano pelo menos um aluno já havia sido acometido com hepatite. “Com essa atividade queremos evitar que as nossas crianças fiquem doentes e as unidades de saúde fiquem superlotadas por um problema que poderia ser evitada”, esclareceu.
A doença
Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais. Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito. A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.
Os tipos de verminoses mais frequentes são: ascaridíase, vulgarmente conhecida como lombriga; teníase, chamada popularmente de solitária; oxiuríase; tricuríase; e ancilostomíase, conhecida como amarelão. Outras menos freqüentes são a estrongiloidíase, giardíase e esquistossomose.
Os sintomas mais comuns encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios, cansaço físico e palidez. A principal conseqüência da verminose é a desidratação, resultante da diarréia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstrução intestinal, retardo do desenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.
Como evitar a doença
Tomando alguns cuidados básico é possível evitar a verminosecomo:
1 – Beber somente água filtrada e tratada com hipoclorito de sódio;
2 – Cozinhar bem todos os alimentos, principalmente carne;
3 – Lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro;
4 – Evitar andar descalço, principalmente em áreas sem esgoto;
5 – Lavar bem os utensílios domésticos;
6 – As verduras devem ficar de molho em água tratada com hipoclorito de sódio por pelo menos 30 minutos;
7 – Manter os alimentos e deposito de água sempre cobertos;
8 – Fazer cocô sempre no banheiro, nunca no solo;
9 – Manter as unhas limpas e cortadas;
10 – Lavar cuidadosamente com água tratada frutas e legumes antes de comer;
11- manter o banheiro sempre limpo;
12 – manter o lixo coberto para evitar moscas e insetos;
13 – Procurar orientações médicas sempre que necessário.
Fonte: Joel Elias
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg