Segunda-feira, 12 de maio de 2014 - 21h33
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) continuamente oferece assistência de saúde à população porto-velhense, seja através da própria rede de atenção básica, urgência e emergência ou por meio de parceria com instituições. Nesta segunda-feira, 12, foram firmados dois convênios com a Associação Casa Família Rosetta para viabilizar o atendimento de saúde a deficientes e reinserção social para dependentes químicos em Porto Velho.
Os repasses, que juntos somam aproximadamente 262 mil reais, darão suporte ao Projeto Recuperação e Reinserção Social, em favor de jovens dependentes de substâncias psicoativas, e Projeto Direito à Saúde de Pessoas com Deficiência, que abrange as ações de reabilitação e atenção à saúde.
Para o secretário municipal de saúde, Domingos Fernandes, o estabelecimento de parcerias é essencial para estender a rede de acolhimento. “É responsabilidade da Semusa oferecer todo o tipo de apoio a ações que favorecem a saúde e qualidade de vida da população, especialmente este trabalho realizado pela Associação Casa Família Rosetta, que se dedica à assistência aos deficientes e dependentes químicos do nosso município”
O Projeto Recuperação e Reinserção Social, direcionado a 50 dependentes químicos, com custo aproximado de 150 mil reais, realizará ações de apoio psicossocial e terapêuticas para os jovens recuperandos, seja por meio de atendimentos de saúde, grupos terapêuticos, cooperativos e organização de oficinas. As famílias dos jovens atendidos também serão integradas, com desenvolvimento de ações socioeducativas, culturais e recreativas. Os métodos empregados tem a função de incentivar a socialização, a autonomia e a vivência de valores de vida das pessoas dependentes de substâncias psicoativas.
No Projeto Direito à Saúde de Pessoas com Deficiência, cerca de 150 pessoas portadores de necessidades especiais serão beneficiados com o convênio de 112 mil reais. Dentro dos serviços de assistência estarão os atendimentos de reabilitação na área de fisioterapia, fonoaudiologia e enfermagem.
Ao todo, para dar suporte às ações pré-definidas em cada projeto, estão incluídas as contratações de 13 profissionais entre psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, monitores, educadores e motoristas pela instituição beneficiada. Segundo Romildo Botelho, chefe da Divisão de Convênios da Semusa, os convênios tem vigência inicial de 12 meses, podendo ser prolongados por igual período caso seja verificada a viabilidade.
Fonte: Collien Rodrigo
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland