Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semusa capacita agentes para combater endemias



A Secretaria de Saúde de Porto Velho iniciou dia 21, curso de combate ao aedes aegypti e doenças transmitidas pelo vetor como dengue, zika vírus e chikungunya. No total, 100 profissionais, sendo 90 agentes de combate a endemias e 10 supervisores passam pela capacitação, que ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Com a capacitação, que vai até quinta-feira desta semana (24), os agentes que atuam no centro de controle de zoonoses de Porto Velho, são atualizados sobre o trabalho de campo, especialmente com a proximidade do período de chuvas, quando ocorrem o maior número de casos dessas doenças.

“A capacitação é fundamental porque essas doenças hoje estão controladas, mas, com a chegada do período de chuvas, podem ocorrer diagnósticos de zika vírus e chikungunya, que é quando ocorre a eclosão dos ovos postos durante a seca, exigindo uma atenção redobrada”, disse o palestrante Ricardo Alves de Melo.

Com o curso de atualização, os agentes de endemia do município terão agilidade, eficiência e eficácia em diagnosticar essas doenças. “Hoje, elas estão controladas, mas, como dissemos, nas chuvas podem resultar zika ou chikungunya, e precisamos estar atentos para isso”, reforça Alves, que não descarta, como sua colega Régia Martins, a malária, outro mal provocado pelo mosquito.

Malária

Minutos antes de sua apresentação, Alves informou que a malária está controlada no município de Porto Velho, embora sempre exija estado de atenção. Segundo ele, por exemplo, no primeiro semestre de 2016, ocorreram 1.524 casos contra 1.264 no mesmo período deste ano, “representando redução de 17% dos casos”. Apesar disso, já começam a ocorrer registros, já há casos que podem ser bastante representativos, como no Bairro Novo.

Até quinta-feira, os participantes do curso tratarão informações como medidas de prevenção e técnicas de controle vetorial, comunicação e mobilização social, situação epidemiológica de malária, seus aspectos, além das doenças transmitidas pelo aedes aegypti.

Fonte: Semusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)