Segunda-feira, 19 de março de 2012 - 20h34
A Prefeitura de Porto Velho inicia nesta segunda-feira, 19, o atendimento referente ao processo de regularização fundiária no distrito de Jacy-Paraná, distante cerca de 90 quilômetros da capital. O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) encerra no sábado, 24, e a expectativa é de que sejam atendidas 2,5 mil famílias nos cinco dias.
Na segunda, 19, e na terça, 20, o atendimento será preferencial para idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e gestantes. Na segunda, a mobilização será na Escola, Municipal Cora Coralina, localizada a rua Dário Mário, entre rua Olavo Pires e rua José Cauli. A partir de terça-feira, no Centro Administrativo do distrito (rua José Salé, nº 2000, bairro Nova Jacy-Paraná). Na segunda, a ação inicia a partir das 19h e de terça a sexta, das 08h às 13h.
“Já concluímos o levantamento topográfico dos quase três mil lotes que serão regularizados e o cadastro dos moradores que serão beneficiados pelo programa de regularização fundiária do município. Após essa etapa de recebimento da documentação, partiremos para a fase de lavratura da escritura. Nossa expectativa é de que ainda neste primeiro semestre os títulos de domínio dos lotes sejam entregues aos moradores de Jacy-Paraná”, disse a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho.
Os documentos necessários para regularização fundiária são RG e CPF, documentos pessoais do cônjuge (se casado oficialmente), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e contrato de compra e venda autenticado pelo cartório.
O Distrito de Jacy Paraná , situado as margens da BR 364, teve sua origem na primeira fase da exploração da borracha, no Vale do Madeira ,ocorrida entre 1877 e 1910. Contam historiadores locais que Jacy-Paraná tornou-se localidade no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e foi elevada a categoria de distrito, em 1951, por meio da Lei nº 1.347, de 09 de janeiro daquele ano.
A área total do perímetro urbano do distrito é de 158,8076 ha, inserida na Gleba Capitão Silvio. Por meio do Programa Terra Legal, do Governo Federal, o município recebeu a autorização para execução dos serviços de regularização fundiária do distrito. A área está ocupada há mais de cem anos.
Fonte: Joel Elias
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep
Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe