Sexta-feira, 13 de junho de 2014 - 06h03
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), objetivando mais segurança em vias de tráfego muito intenso e a melhor mobilidade na cidade, está realizando a troca de diversos sinais verticais e horizontais em mau estado de conservação e instalação de novos em alguns locais onde a sinalização inexistia.
Para a área central da cidade foi estabelecido um quadrilátero delimitado pelas avenidas Rio Madeira, Major Amarante, Imigrantes e Rio de Janeiro. “Já substituímos e instalamos novas placas na Avenida Calama, no trecho entre Rio Madeira e Major Amarantes. Boa parte da sinalização horizontal, que são pinturas no asfalto como faixa para pedestres, barra de retenção e sinal PARE, já foram feitas na Calama e nas vias que cruzam com ela. Algumas ruas foram deixadas para outro momento, porque estão ainda sem condições de receber esse tipo de sinalização. Também, foram trocadas as placas de parada dos ônibus em toda a extensão dessa avenida”, explicou Carlos Guttemberg, secretário da Semtran.
Estão concluídas as sinalizações da Rua Pinheiro Machado, na área defronte ao Ginásio Cláudio Coutinho, o entorno todo da Praça Aluísio Ferreira, a Rua Duque de Caxias acima e abaixo da Avenida Farquar, a Santos Dumont nessa proximidade e também a Presidente Dutra nessa mesma proximidade. Na maior parte desses ponto foram feitos em maior medida os sinais horizontais, que são as faixas de pedestres, PARE e barras de retenção.
O cruzamento da Rua José Camacho com José de Alencar, lugar de trânsito não muito intenso, mas que vinha registrando muitos acidentes, também mereceu a atenção da Semtran. “Ali foram refeitas tanto a sinalização horizontal quanto a vertical. Pusemos um novo redutor de velocidade para pacificar aquele ponto. Já há mais de quinze dias que fizemos isso e até agora não ouvimos mais falar de acidentes, enquanto antes havia registros diários. Tudo indica que cessou o problema”, disse Guttemberg.
Além da região central da cidade, no final do mês passado foi concluída a nova sinalização da Rua Algodoeiro, na Zona Sul. Nessa mesma via está acontecendo um estudo, chamado de contagem de fluxo, para observar a possível implantação de um semáforo no cruzamento com a Rua Tancredo Neves. “Trata-se de um pedido da comunidade, que nos foi trazido pessoalmente pelo vereador Chico Lata. É constado um grande movimento nessa região, mas precisamos ver se é justificável a instalação de um sinal luminoso, pois para haver a instalação de semáforo é preciso haver o tráfego de pelo menos mil e duzentos veículos por hora. Isso é uma norma que devemos seguir”, explicou o secretário.
Também receberam os serviços de recuperação e instalação de novos sinais da Semtran quatro escolas na cidade. São elas a Escola Ulisses Soares Ferreira, a Creche Aquarelinha do Saber, a Escola Estadual Professora Flora Calheiros e a Escola Tarumã. “Vimos a necessidade de reforçar a segurança desses locais, também vimos a necessidade de construir quatro redutores de velocidade no Bairro Nacional. Começamos na segunda-feira esse trabalho e vamos terminá-lo na quinta-feira. Trata-se de um serviço um pouco mais demorado, porque é preciso fazer uma metade da via e esperar que seque o contrato enquanto a outra metade da via fica aberta ao tráfego. O serviço todo leva de três a quatro dias. Desejaríamos evitar a instalação de quebra-molas, mas há casos em que parece ser a melhor medida mesmo para fazer reduzir a velocidade dos veículos e evitar acidentes”, afirmou.
Já foram instalados até agora mais de uma centena de placas, além do que já se realizou com a troca e implantação de sinais verticais e de novos sinalizadores das paradas de ônibus. “Esperamos elevar a condição de segurança de nossas ruas, mas é preciso insistir para que os motoristas e pedestres sejam cuidadosos no trânsito, pois isso é que realmente faz a diferença para que a mobilidade urbana aconteça sempre de forma realmente segura e ordenada”, finalizou o secretário.
Fonte: Renato Menghi
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland