Quarta-feira, 17 de junho de 2015 - 11h40
A Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec) tem ampliado as ações do Projeto Defesa Civil nas Comunidades.
Nos dias de semana, muitas vezes em atendimento a determinações da Justiça, as equipes atuam em trabalhos de rotina. Nos finais de semana, especialmente aos sábados, a Defesa Civil Municipal visita localidades ribeirinhas, principalmente as mais atingidas pelas últimas enchentes, a fim de deflagrar as ações relativas ao Projeto.
No último final de semana de maio (30 e 31), receberam visitas das equipes da Defesa Civil algumas comunidades do alto Madeira. “A equipe se dirigiu primeiramente ao distrito de Fortaleza do Abunã, onde realizamos um levantamento da situação de vulnerabilidade das famílias atingidas e entregamos fardos de água potável e kits para higiene pessoal e limpeza das residências”, informou Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Os kits contêm diversos produtos, como sabonetes, panos, vassouras, baldes, desinfetantes e muitos outros materiais. “Em Fortaleza do Abunã, observamos o rio muito alto e vimos que trinta e duas famílias estão em situação de risco, de forma que vamos debater com os nossos técnicos quais as medidas preventivas poderão ser tomadas”, explicou.
Nessa mesma visita, o segundo distrito alcançado foi Abunã, onde duzentas e quarenta famílias ainda necessitam diretamente da assistência da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). “Em Abunã a situação está mais grave, porque é a região em que o rio Madeira mais sobe, em função de sua proximidade com o rio Abunã, que está ainda muito alto, e também porque acontecem vazões da represa da Usina de Jirau, com a finalidade de alagar a BR-364”, informou.
Em Jaci-Paraná as entregas de água e dos kits não precisam mais ser realizadas pelo pessoal da própria Defesa Civil, pois há uma boa organização por parte da administração local, que exerce esse trabalho voltado as cento e cinquenta famílias que ainda são atendidas.
No primeiro final de semana de junho (06 e 07), a mesma equipe, que também conta com profissionais da Semas e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), além do Senac, visitou as comunidades de Aliança, Bom Será, Bom Serazinho e outras próximas. Também houve distribuição de água potável e de kits de higiene, além de cortes de cabelo e inscrições para o Cadastro Único da Assistência Social (Cadúnico). “Atendemos a cerca de mil pessoas nesses locais,”, frisou Marcelo.
No ultimo sábado, a Defesa Civil visitou Silveiras e São Miguel, no médio Madeira. “Atendemos nesses locais um grande número de famílias que foram afetadas pelas enchentes. Os profissionais da saúde aferiram pressão arterial e realizaram testes e alguns tipos de exames. O pessoal do Senac realizou cortes de cabelos. Entregamos lanches e fizemos também atividades lúdicas. Os poços contaminados, por causa das enchentes, ainda representa as maiores dificuldades das famílias. Por isso, eles aguardam com tanta ansiedade a chegada de nossa equipe, observou o coordenador.
No próximo final de semana, o projeto será levado a comunidades do baixo-Madeira, encerrando uma etapa. Após isso, tudo recomeçará com as comunidades do Alto Madeira. “Estamos ainda procurando agregar mais parceiros, a fim de podermos atender mais pessoas e levar mais benefícios. Em locais como Maravilha, Maravilha I e II, São Sebastião e outras do médio Madeira, em que estivemos no meio do mês passado, já se observa grande necessidade de nossa presença. São muitas ainda as necessidades das famílias ribeirinhas que experimentaram grandes reveses com as enchentes de 2014 e deste ano”, finalizou o coordenador da Defesa Civil Municipal.
Fonte: Renato Menghi
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2