Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semob inicia 1ª fase da obra de drenagem no Marcos Freire



A Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou essa semana a primeira fase da obra de implantação de drenagem pluvial no bairro Marcos Freire, na Zona Leste de Porto Velho. Desde segunda-feira, 02, uma equipe de topógrafos está fazendo o levantamento planialtimétrico cadastral das ruas que fazem parte do projeto de revitalização do bairro idealizado pela secretaria. “Esta é a fase de coletar informações de onde estão os muros e limites das propriedades, postes, árvores e as áreas onde podemos implantar a drenagem. Para definir onde será instalada a tubulação e a altura da escavação, por exemplo, é preciso conhecer a estrutura geográfica do bairro”, explicou Jonatas Moraes, chefe da equipe que trabalha no local.

Segundo Guilherme Ritter, engenheiro civil da Semob e fiscal da obra, a etapa de estudo do projeto será concluída em aproximadamente 15 dias, quando terá início a escavação das valas onde serão implantados os tubos estruturados de PVC. “Vamos usar esses tubos em diâmetros que vão de sessenta centímetros a um metro e vinte, dependendo da necessidade de vazão pluvial de cada rua, por serem de um material mais leve e resistente, o que facilita e agiliza a implantação”, detalhou Guilherme.

Na obra, no valor de R$ 1,22 milhão, está prevista a implantação de drenagem pluvial em aproximadamente 60% do Marcos Freire. Um trecho de quase 4 mil e 600 metros, divididos em 11 ruas do bairro, receberão a tubulação e toda a água das chuvas será canalizada para a rua Canindé, que direciona a rede para o Igarapé da Estrada dos Periquitos. “A Semob já está fazendo o estudo para preparar o projeto de rede de drenagem do restante do bairro e, após a conclusão da obra de drenagem, a secretaria também fará a terraplanagem e a pavimentação dessas ruas”, acrescentou Ritter.

A notícia de que em alguns meses a região terá rede de drenagem pluvial e pavimentação alegrou muitos moradores do bairro. “Me mudei para cá há quatro meses e na frente da minha rua tem uma enorme poça que mais se parece com uma lagoa. Toda vez que chove tenho que sair de casa pelos fundos, pelo terreno do vizinho. Acredito que com esse serviço completo que agora será feito aqui o problema de lama e alagação terá fim”, disse Lucivaldo Vieira do Carmo.

Fonte: Malu Calix

Gente de OpiniãoSábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)