Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário discute assistência social aos povos indígenas


A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu nesta quinta-feira (27), em Porto Velho, o I Seminário de Assistência Social junto às Populações Indígenas, para  discutir a  inclusão dos índios aos programas sociais oferecidos pela Prefeitura.

O coordenador do Núcleo de Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Parcerias/MDS, antropólogo Aderval Costa Filho, trouxe para o debate as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, criada em fevereiro de 2007, com a participação de quilombolas, indígenas, extrativistas, pescadores, ciganos e caiçaras, entre outras comunidades tradicionais.

O Plano está dividido em quatro eixos, que facilitam o acesso aos territórios e aos recursos tradicionais, ou a posse da terra; a infra-estrutura necessária para o acesso aos programas sociais; a inclusão social, com seus diversos aspectos, como o acesso à educação e saúde, questão de gênero, fortalecimento da cidadania e segurança pública; por último, o plano inclui o fomento à produção sustentável de alimentos. Segundo o antropólogo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê recursos significativos para a melhoria da qualidade de vida dos indígenas brasileiros.

A secretária de Assistência Social Benedita Nascimento lembrou na ocasião da necessidade de discutir alternativas para incluir os indígenas nos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura. Ela disse que foram convidados para o seminário representantes dos povos indígenas e entidades que defendem o índio, para elaborar uma proposta de assistência social que será levada para a 6ª Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para dezembro.

Vivem na Capital mais de mil índios das etnias Karitiana, Karipuna, Kassupá, Kaxarari, Salamãe e Joari, segundo o presidente do Centro de Cultura Indígena, Antenor Karitiana, que na ocasião fez um relato sobre as condições de vida nas aldeias. “Os índios precisam de uma política consistente de assistência, além de alternativas como a piscicultura, que possa substituir o peixe e a pesca, que são cada vez mais escassos nas terras indígenas”.

Fonte: Ana Aranda - Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)