Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Seminário abre Semana do Museu


Estudantes, autoridades na área da história e do poder público prestigiaram o seminário ‘Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória’ e do lançamento do catálogo ‘Acervo do Museu Ferroviário’ promovidos pela prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, em parceria com órgãos de cultura do Estado, nesta segunda-feira, 14. O evento dá início a 10ª Semana de Museus.

Altair dos Santos, presidente da Fundação Cultural Iaripuna, falou aos presentes sobre a importância do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do museu. “Queremos valorizar o maior bem material que temos ressaltando valores do museu e os desafios que enfrentamos para equipar e fazer salvaguarda das obras do museu. Em nome do prefeito Roberto Sobrinho, quero agradecer a todos os que lutam para manter viva a memória da nossa cidade e aqui em especial à cooperativa dos ex-ferroviários”, comenta.

A historiadora Yêdda Borzacov falou em uma conversa descontraída para os estudantes dos colégios, Castelo Branco e Murilo Braga sobre a museologia do Estado. “Nos museus estão guardados boa parte da nossa história, nossas origens. Além do Ferroviário temos também aqui em Porto Velho o Geológico de Rondônia que está, atualmente, no Prédio do Relógio; o das Comunicações, Cândido Rondon, em Ji-Paraná e o histórico em Guajará-Mirim. Estes são alguns dos museus que temos”, disse.

Mateus Pinheiro, 15, está no 9º ano da escola Murilo Braga e conta que esta é a primeira vez que vem a um museu. “Estou gostando da sensação de fazer uma viagem de volta aos tempos antigos. Fico imaginando como eram os costumes e rotinas das pessoas. Principalmente quando vejo as macas da enfermaria e outros objetos do início da nossa cidade. Também é um choque ver as máquinas de escrever antigas, e entender como eram feitas as comunicações”, refletiu.

Catálogo

Mais um instrumento de divulgação da história de Porto Velho e mundial, o ‘Acervo do Museu Ferroviário’ foi criado pela prefeitura de Porto Velho por compreender que o desenvolvimento econômico da cidade deve ser feito de forma harmoniosa, levando em consideração os valores culturais regionais. Para isso é necessária atenção especial ao setor de preservação do Patrimônio Histórico Material.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)