Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semed realiza etapa do programa Crianças Saudáveis



A Secretaria municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Apoio ao Educando (Dae) e da Divisão de Saúde Escolar (Dise) realizou visitas técnicas nas escolas Olympia Salvatore (Jirau), Nossa Senhora de Nazaré (Nova Mutum), Joaquim Vicente Rondon (Jacy Paraná) e na Associação de Mulheres do Centro de Referência de Ação Social (Cras) do Distrito de Jacy Paraná para pôr em prática o programa 'Crianças Saudáveis, futuro saudável' que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e comunidades através de ações voltadas para educação sanitária e nutricional.

De acordo com Aldenízia Silva de Almeida Farias, da Divisão de Saúde Escolar, na visita, as comunidades escolares receberam orientações sobre implantação de hortas suspensas, higiene, meio ambiente, sustentabilidade, alimentação saudável e sobre o sistema Sodis sigla em inglês que traduzida significa Desinfecção Solar da Água. “É necessário ter cuidados com as águas destinadas ao consumo. Por isso, a preocupação da Divisão de Saúde Escolar em orientar profissionais a repassarem os conhecimentos sobre tratamento para diferentes tipos de água, visando deixá-la livre de contaminantes e adequada ao consumo. Foi ainda firmado uma parceria entre comunidade local e a Emater para fornecer matérias para as hortas, como: terra preta e sementes”, afirma Aldenízia.

Além disso 30 pessoas da comunidade receberam palestras no Centro de Referência de Ação Social (Cras) do Distrito de Jacy Paraná. O encontro tratou, principalmente, sobre a técnica de Sodis que é uma tecnologia simples aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Em Nova Mutum buscamos parceria com a comunidade. Neste ano temos a temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade. Nossa ideia é formar multiplicadores”, explica Aldenízia.

Sodis

O problema é que a água tratada não atinge toda a população mundial. O Sodis é visto como uma solução para tratar a água com baixo custo. O sistema permite a desinfecção da água pelos raios solares, através da exposição da água ao sol, em recipientes variados, como vidros e garrafas PET. Os raios solares que incidem sobre as garrafas por um tempo de, pelo menos, seis horas, faz com que a temperatura da água se eleve resultando na morte dos microrganismos presentes na água.

Histórico

Em Porto Velho, o programa foi implantado em 2011, através de parceria entre Fundação GDF Suez, INMED Brasil, UHE Jirau. De lá até 2015 as escolas participantes no programa: Cora Coralina e Joaquim Vicente Rondon (Jacy Paraná), Nossa Senhora de Nazaré (Nova Mutum), Olympia Salvatore e Valdeci Teixeira (Jirau), Boa Esperança (Velha Mutum), Marechal Rondon (Abunã), Santa Júlia (Vila da Penha – estrada para Guajará Mirim) e Rio Branco (Fortaleza do Abunã participaram de diversas atividades entre elas a realização de exames comparativos: Antropométrico (peso e altura); de sangue (HGB); de fezes; atividades em sala de aula com temáticas sobre anemia, verminoses e alimentação saudável; além de capacitação de gestores, professores e merendeiras com os temas Horta e nutrição e o Sodis – Desinfecção Solar da água.

No ano de 2014, por conta da enchente do Rio Madeira foi realizado um Projeto de Assistência Emergencial, conduzido em parceria com o governo local para garantir a cobertura e sustentabilidade das ações. As atividades realizadas foram a entrega de kits de higiene; Formação com agentes comunitários de saúde; Distribuição de material educativo; Tratamento contra parasitoses intestinais. Em 2015 o programa continua atendendo as mesmas escolas com os objetivos de fortalecer a capacidade de liderança dos parceiros para promover a sustentabilidade; colaborar com conselhos comunitários existentes; Integrar custos do projeto para o governo local e a mobilização e engajamento da comunidade.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)