Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semas realiza oficina para elaboração Plano de Convivência Familiar e Comunitária


 
A Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Assistência Social (Semas) iniciou ontem, sexta-feira (12/11), no auditório da Emater, na Avenida Farquar, Centro, a “Oficina sobre o Plano de Convivência Familiar e Comunitária”. Participam gestores, conselheiros municipais e tutelares, profissionais da justiça, do Ministério Público, assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A secretária da Semas, Benedita Nascimento, fez a abertura da oficina ressaltando a importância do evento. “O plano de convivência familiar e comunitária representa mais um marco na história de luta em defesa e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No entanto esse instrumento por si só não transformará realidades se o conjunto sociedade não incorporar um olhar multidisciplinar e intersetorial focado na compreensão das complexidades e multiplicidade dos vínculos familiares”, disse ela.

Ainda segundo Benedita, o objetivo da oficina é promover um amplo processo de discussão e apropriação de conhecimento em torno da política de proteção social de crianças e adolescentes. “Estaremos durante dois dias produzindo estudos e construindo as diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Convivência Familiar Comunitária, como também capacitando conselheiros e técnicos da rede para o processo de monitoramento das políticas públicas”, completou.

A oficina é composta de duas etapas a primeira corresponde ao processo de elaboração das estratégias do Plano, da qual participam instituições inseridas no contexto da rede de serviços socioassistenciais e de garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Esta etapa já havia sido iniciada há alguns meses, onde os eixos temáticos foram distribuídos entre estas instituições. Já a segunda etapa firma-se na consolidação destes estudos e devidas discussões oriundas dos grupos de trabalhos ou comissões responsáveis para desenvolver os eixos conforme estabelece o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, aprovado em novembro de 2006 pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O plano Nacional tem o objetivo de orientar a elaboração de políticas públicas que visem a efetivar o direito de crianças e adolescentes ao convívio familiar e comunitário. O plano foi estruturado para ser implantado em um horizonte de nove anos, de 2007 a 2015.


Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB

Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)