Sábado, 1 de maio de 2010 - 15h18
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou durante dois dias o II Seminário Municipal de Acessibilidade das Pessoas com Deficiência, através do Programa de Apoio às Pessoas do Deficiência. O evento teve encerramento no início da tarde desta sexta-feira no auditório do Senac com a entrega de certificados aos participantes. O seminário trouxe o tema “Sociedade Inclusiva” e teve como principal objetivo discutir os avanços e entraves da aplicação das políticas públicas municipais voltadas para esse público.
Os temas foram divididos em cinco eixos temáticos dos que são preconizados na lei de proteção ao deficiente 7853/89 que envolve a acessibilidade, saúde, educação superior inclusiva, habitação e direitos da pessoa com deficiência. O seminário contou com a participação da sociedade civil organizada, estudantes e professores da escola estadual 21 de Abril, representantes de entidades ligadas a rede de proteção, Ministério Público Federal e faculdades.
Conforme a secretária da Semas Benedita Nascimento a secretaria tem o trabalho de defender os direitos das pessoas com deficiência, para isso promove a articulação com a rede para a promoção de ações culturais e serviços de informação através de palestras que vão orientar a pessoa com relação aos seus direitos garantidos em lei. Além também de procurar garantir e promover essas políticas no processo de participação em todos os âmbitos sociais.
Benedita destaca que o seminário abordou a seguridade do pleno exercício dos direitos básicos da pessoa com deficiência, procurando oferecer condições de oportunidade, autonomia e dignidade humana. Todo o evento foi interpretado em libras para que todos tivessem acesso às discussões. “Estamos caminhando para a mudança, mas primeiro temos que continuar conscientizando a sociedade dos direitos que a pessoa com deficiência tem garantido”, revelou Benedita.
Os participantes foram envolvidos em temáticas como o painel expositivo sobre a acessibilidade como direito de todos, a garantia dos direitos na saúde e educação superior, as políticas sócioassistenciais no âmbito da proteção social. Durante as apresentações foram abertas as plenárias para construção de pensamentos, indagações e sugestões.
O último momento do seminário foi a construção da Carta de Porto Velho para a acessibilidade. “Todas as nossas ações são resultados do avanço no âmbito da inclusão da pessoa com deficiência no contexto social, como no mercado de trabalho, na educação, na prioridade da saúde e em muitos outros direitos que são respeitados e colocados em prática”, definiu a secretária.
Fonte: Claudinete Miranda
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)