Quinta-feira, 24 de março de 2011 - 15h07
A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Comércio (Semagric), iniciou trabalho de recuperação de áreas degradadas em 2011 nas pequenas propriedades rurais. Os primeiros beneficiados foram os produtores da região de Cujubim, no baixo Madeira, onde 20 famílias foram contempladas. De acordo com o secretário José Wildes de Brito (Semagric), a meta este ano é atender três mil famílias.
O secretário informou que o programa faz parte das políticas públicas desenvolvidas pelo Município, com vistas à proteção do meio ambiente, para evitar desmatamentos e queimadas e melhorar a vida do homem do campo. “Com as ações da prefeitura, o agricultor passa a produzir em maior quantidade e com mais qualidade. Além disso, cria a consciência da necessidade de preservação dos recursos naturais para garantir o sustento de sua família”, comentou José Wildes.
A princípio, de acordo com o secretário, a Semagric realizará somente os serviços de destoca. Ele disse que mil propriedades rurais serão beneficiadas com esse trabalho em 2011. Posteriormente, será feita a gradagem e incorporação de calcário. Em Cujubim, a destoca começou há cerca de 30 dias e foi concluída nesta terça feira (22).José Wildes informa que os próximos a serem atendidos são os agricultores das Linhas 22, 27 e 37, ao longo da BR-364, sentido Acre. A ação da prefeitura nessas propriedades começará até a próxima sexta feira (25). O secretário fez questão de enfatizar que além das mil propriedades beneficiadas com destoca, outras duas mil receberão gradagem - preparo do solo para o plantio. A prefeitura também fará a incorporação de duas mil toneladas de calcário.
Em 2010, conforme a Semagric, 687 propriedades rurais foram atendidas com destoca, 1.876 com gradagem e feita incorporação de 1.700 toneladas de calcário. “Estamos na expectativa de ampliar ainda mais o atendimento em 2011, uma vez que o governo do Estado demonstrou interesse em firmar parceria com o Município para o atendimento aos agricultores com o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas”, comentou José Wildes.
Os trabalhos são realizados em parcerias com as associações de produtores rurais, que identificam as demandas e acionam a Semagric. A prefeitura realiza estudos técnicos nas propriedades dos interessados em participar do programa e posteriormente, obedecendo ao cronograma estabelecido, executa os serviços.
Fruticultura
Em parceria com a construtora Camargo Correia, Emater e Sebrae, a prefeitura de Porto Velho está implantando o Projeto Fruticultura em Abunã, União Bandeirantes e assentamento Joana D’arc. A função do Município, por meio da Semagric, é preparar a terra para o plantio. Em Abunã, 85 produtores irão cultivar Abacaxi. Em União Bandeirantes, o cultivo de bananas será feito por 80 famílias de agricultores. O açaí foi a fruta escolhida pelos produtores do Joana D’arc.
Fonte: Augusto José
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes