Sexta-feira, 13 de setembro de 2013 - 18h59
Seguindo as orientações do Governo da Cooperação para a ressocialização de apenados, a Secretaria de Justiça (Sejus) inicia, hoje (13), um convênio com a Gráfica Imediata, de Porto Velho, para contratação de reeducandos para trabalharem na área de produção da empresa.
A equipe de Reinserção Social da Sejus tem se mobilizado para multiplicar ainda mais o trabalho de ressocialização dos reeducandos, através da disponibilização e encaminhamento dos mesmos para o mercado de trabalho. Uma tarefa já bastante complicada devido ao preconceito e resistência dos empresários locais, mas que pode se tornar mais fácil e produtiva a partir da iniciativa de pessoas como Mikhael Esber, proprietário da Gráfica Imediata, que procurou a Sejus com o objetivo de, como ele mesmo diz, “oferecer a essas pessoas uma nova oportunidade de melhorar de vida”.
O convênio com a gráfica prevê a contratação inicial de 10 reeducandos para trabalharem no setor de produção, principalmente na área de acabamento. O coordenador da frente de trabalho da Sejus, o agente penitenciário Mauricio da Costa Silva (o Brasília), destaca que a Assessoria de Reinserção Social da Sejus já conseguiu aumentar em 70% o número de apenados trabalhando em convênios com diversas empresas e órgãos públicos.
Para Brasília, o diferencial da celebração deste convênio foi que a iniciativa partiu do empresário e não da Sejus, como de costume. “O que estamos fazendo aqui hoje é quebrar a barreira do preconceito que foi construída ao longo dos anos e provar para a sociedade que o apenado precisa apenas de oportunidades para mudar”, disse.
Mikhael Esber fez questão de dizer que os reeducandos são tratados como qualquer outro funcionário da casa, sem privilégios ou distinção. “O trabalho não é difícil e o ambiente é acolhedor e familiar. A minha família trabalha aqui. Ou seja, eles têm total integração com os demais trabalhadores da gráfica”, destacou o empresário. Para ele, o maior benefício é que os reeducandos sairão como mão de obra qualificada e poderão buscar emprego em qualquer outra gráfica na cidade.
O reeducando Rafael Arruda está satisfeito com o novo emprego, agradece a oportunidade que teve de trabalhar e espera que a atitude de Mikhael sirva de exemplo para outras empresas. “Essa iniciativa é muito importante porque enfrentamos muita dificuldade e preconceito para conseguir um emprego depois de passar pelo sistema penitenciário. Espero que outras empresas também apóiem essa causa”, comentou Rafael.
Fonte: Taiana Maier / Decom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)