Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

SEFIN esclarece indagações da classe lojista referentes ao ICMS



O coordenador da Receita Estadual (CRE/SEFIN), Ciro Muneo Funada, tomou conhecimento por meio da imprensa local sobre das reivindicações de empresários do setor lojista de Rondônia que pediram o apoio de políticos para interceder junto ao Governo do Estado a fim de resolver algumas questões tributárias, que segundo eles, oneram as empresas.

Os lojistas pediram a redução da carga tributária, em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que as empresas são obrigadas a recolher antecipadamente no posto fiscal de Vilhena.

A classe pediu ainda a dilatação do prazo de vencimento do ICMS antecipado e uma política diferenciada quanto a substituição tributária para pequenos lojistas.

De acordo com Funada, a antecipação não quer dizer que o pagamento será efetuado antes, significa que na entrada do Estado, o fisco está antecipando uma parte do lucro da agregação das empresas. “Essa antecipação é de 3% a 23% dependendo da origem do produto e alíquota interna. Se a mercadoria vem das regiões Norte-Nordeste, a alíquota de 12% tem um acréscimo de 3% que é um percentual pequeno”, observa.

O coordenador disse ainda, que em cima do valor final do produto, é cobrado o imposto, tido como antecipado, tendo, porém um prazo para pagamento de quase dois meses. Uma medida amparada pelo Decreto nº 11140/2004. “Se a mercadoria entrar no Estado, por exemplo, no dia 15 de junho, o contribuinte só irá pagar no dia 05 de agosto, tendo uma dilatação de prazo de 50 dias, mas dependendo da data de entrada, o prazo pode ser estendido até 64 dias, desde que o contribuinte esteja adimplente com o fisco estadual”, explicou Funada.

Em relação ao ICMS por substituição, o coordenador esclareceu que esses percentuais vêm do convênio com o Confaz que é praticado em todo Brasil. “Quanto a substituição tributária interna, a Secretaria Estadual de Finanças sempre ouve o setor envolvido, através de reuniões, onde são apresentadas propostas para chegar a um percentual que seja viável para a classe e que seja dentro de uma realidade de mercado, tudo comparado com a de outros estados”, frisou.

Sobre a questão da margem de agregação, Funada salientou que a Secretaria de Finanças está aberta a conversação. “A SEFIN já se reuniu várias vezes com empresários do setor varejista, inclusive de confecções, para saber sobre as dificuldades do setor e ouvir as reivindicações. Por esta razão, a classe lojista não tem a necessidade de pedir ajuda a possíveis intercessores”, finalizou.


Fonte:  Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)