Quinta-feira, 26 de março de 2015 - 15h19

O secretário municipal de planejamento, Jorge Alberto Elarrat, disse ser de fundamental importância a presença dos moradores de Porto Velho nas audiências públicas de planejamento e orçamento participativo que estão sendo realizadas nos bairros e nos distritos. Ele afirma que as reuniões com a comunidade servem para definir como os recursos públicos serão aplicados em 2016. Também destacou que essa prática vem sendo adotada desde o início da gestão do prefeito Mauro Nazif.
Conforme o secretário, durante as audiências o povo apresenta seus pleitos e reclames, de acordo com as principais necessidades do bairro. “Pode ser construção de escolas, creches, rede de drenagens, coleta de lixo, pavimentação, iluminação pública, ciclovias e arborização”, frisou. Esse conjunto de necessidades apontado pelos moradores é que vai nortear o orçamento e, consequentemente, a destinação das verbas.
A prefeitura tem até o dia 30 de junho para realizar todas as audiências, ouvir a população e fazer o levantamento das necessidades de cada região. As propostas serão encaminhadas as secretarias responsáveis por área de atuação dentro da gestão municipal. “Cada secretaria elabora seu plano de ação para o ano seguinte, considerando as disponibilidades orçamentárias, as determinações do prefeito e as demandas da população”, explicou.
Passadas essas fases, a Sempla tem prazo até o final de julho para compor o orçamento geral. No mês de agosto, o planejamento orçamentário será novamente apresentado à sociedade para os últimos ajustes. Logo após será encaminhado a Câmara Municipal para aprovação até o dia 31 de dezembro deste ano.
Jorge Elarrat enfatiza que qualquer pessoa da comunidade pode participar das audiências. Além disso, mesmo depois do orçamento aprovado e publicado no site da prefeitura ( www.portovelho.ro.gov.br ), o contribuinte poderá sugerir mudanças ou acrescentar algo que atenda as reais necessidades do seu bairro ou distrito, sugestões essas que também serão analisadas pela equipe técnica.
Aconteceu
Na segunda-feira (23), a audiência pública aconteceu na Escola Dom Pedro I, Rua Banzo, nº 2194, Conjunto Guaporé, bairro Castanheiras, zona Sul, com início as 16 horas. Na terça (24), as 20 horas, a reunião ocorreu na Escola Ulysses Guimarães, Rua Pirinópolis com Raimundo Cantuária, bairro Jardim Santana, setor Leste de Porto Velho.
Cronograma
Dia 26 de março, 20 horas – Escola Maria Carmosina – Rua Raimundo Cantuária, 7893, bairro Tiradentes, zona Leste
Dia 30 de março, 20 horas – Escola Dr. Oswaldo Pianna - Estrada do Canil, S/Nº, bairro Nacional, zona Norte
Dia 07 de abril, 14 horas – Sede administrativa do distrito de Vista Alegre do Abunã – BR 364
Dia 10 de abril, 14 horas – Sede da associação dos moradores do distrito de Nazaré, baixo Madeira
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)