Quinta-feira, 26 de março de 2015 - 15h19
O secretário municipal de planejamento, Jorge Alberto Elarrat, disse ser de fundamental importância a presença dos moradores de Porto Velho nas audiências públicas de planejamento e orçamento participativo que estão sendo realizadas nos bairros e nos distritos. Ele afirma que as reuniões com a comunidade servem para definir como os recursos públicos serão aplicados em 2016. Também destacou que essa prática vem sendo adotada desde o início da gestão do prefeito Mauro Nazif.
Conforme o secretário, durante as audiências o povo apresenta seus pleitos e reclames, de acordo com as principais necessidades do bairro. “Pode ser construção de escolas, creches, rede de drenagens, coleta de lixo, pavimentação, iluminação pública, ciclovias e arborização”, frisou. Esse conjunto de necessidades apontado pelos moradores é que vai nortear o orçamento e, consequentemente, a destinação das verbas.
A prefeitura tem até o dia 30 de junho para realizar todas as audiências, ouvir a população e fazer o levantamento das necessidades de cada região. As propostas serão encaminhadas as secretarias responsáveis por área de atuação dentro da gestão municipal. “Cada secretaria elabora seu plano de ação para o ano seguinte, considerando as disponibilidades orçamentárias, as determinações do prefeito e as demandas da população”, explicou.
Passadas essas fases, a Sempla tem prazo até o final de julho para compor o orçamento geral. No mês de agosto, o planejamento orçamentário será novamente apresentado à sociedade para os últimos ajustes. Logo após será encaminhado a Câmara Municipal para aprovação até o dia 31 de dezembro deste ano.
Jorge Elarrat enfatiza que qualquer pessoa da comunidade pode participar das audiências. Além disso, mesmo depois do orçamento aprovado e publicado no site da prefeitura ( www.portovelho.ro.gov.br ), o contribuinte poderá sugerir mudanças ou acrescentar algo que atenda as reais necessidades do seu bairro ou distrito, sugestões essas que também serão analisadas pela equipe técnica.
Aconteceu
Na segunda-feira (23), a audiência pública aconteceu na Escola Dom Pedro I, Rua Banzo, nº 2194, Conjunto Guaporé, bairro Castanheiras, zona Sul, com início as 16 horas. Na terça (24), as 20 horas, a reunião ocorreu na Escola Ulysses Guimarães, Rua Pirinópolis com Raimundo Cantuária, bairro Jardim Santana, setor Leste de Porto Velho.
Cronograma
Dia 26 de março, 20 horas – Escola Maria Carmosina – Rua Raimundo Cantuária, 7893, bairro Tiradentes, zona Leste
Dia 30 de março, 20 horas – Escola Dr. Oswaldo Pianna - Estrada do Canil, S/Nº, bairro Nacional, zona Norte
Dia 07 de abril, 14 horas – Sede administrativa do distrito de Vista Alegre do Abunã – BR 364
Dia 10 de abril, 14 horas – Sede da associação dos moradores do distrito de Nazaré, baixo Madeira
Fonte: Augusto José
Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d
Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu
Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia
Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec
Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi