Sexta-feira, 10 de julho de 2015 - 13h04

Confúcio Moura em reunião com Edinho Araújo, ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República
O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, confirmou nessa quinta-feira (09), em audiência com o governador Confúcio Moura, que o governo federal irá autorizar, ainda este ano, a instalação de três novos Terminais de Uso Privados (TUPs) para o município de Porto Velho.
Edinho Araújo disse ser fundamental o investimento em portos na Região Norte, e, segundo ele, o governador Confúcio Moura tem a preocupação que coincide com as expectativas e com o projeto do governo federal que é tornar os portos mais competitivos na Amazônia, região que produz muito, e portanto, tem oferta e demanda.
Segundo o ministro, o Brasil precisa de sintonia entre os governos federal, estadual e o setor privado. Para ele, a construção de terminais privados podem não só transportar a carga própria, mas também a carga de terceiros. “Nós, governo federal, Secretaria de Portos junto com os governos do estaduais estamos melhorando as condições de integração da logística no país, e precisamos ter mais competitividade para diminuir o custo Brasil”, explicou Araújo.
O ministro afirmou que a SEP já está recebendo dos interessados, as propostas dos investidores privados para que eles possam ter as condições de investimentos. Estamos avançando, adequando os nossos portos, tendo em vista o novo marco legal que decorre da Lei 12.815/13, onde temos a participação do setor privado na evolução e no objetivo de tornar nossos portos cada vez mais dinâmicos”, enfatizou.
Para o governador Confúcio Moura, a construção de portos, seja ele privado ou público e os investimentos nos acessos portuários, são importantes atrativos que geram uma série de serviços novos, entre eles, a indústria, a metalurgia e despachantes internacionais de mercadorias. “Quando chega um porto, chega o desenvolvimento. O porto atrai serviços, atrai armazéns, indústrias atrai emprego. Em torno dele vem o mundo admirável, assim aconteceu em Fortaleza em Recife, enfim, o porto tem uma grande demanda de mercadorias de entradas e saídas que gera um diferencial de mudança muito grande”, pontuou.
Também participaram da audiência, o secretario de Políticas Portuárias da SEP/PR, Fábio Lavor, e a superintendente do Escritório de Representação do Governo de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Moisés Júnior (SEP/PR)
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)