Quinta-feira, 22 de dezembro de 2011 - 06h41
Um ano de muito trabalho com a realização de várias ações e o cumprimento das metas estabelecidas para o ano. Esse é o saldo positivo da Secretaria Municipal de Obras (Semob), no fechamento do balanço do Plano de Trabalho, elaborado pelo órgão para 2011. “Foi um ano que conseguimos avançar muito naquilo que havíamos proposto. Por isso podemos dizer que esse foi mais um ano em que muito foi feito pela cidade”, disse o secretário Marcelo Fernandes da Semob.
Encascalhamento e manutenção de vias asfaltadas
Só encascalhamento de vias na área urbana da capital foram realizadas 32 intervenções em 10 bairros nos pontos mais críticos, com prioridade para as linhas de ônibus e acessos a equipamentos comunitários, como escolas, centros sociais, praças, unidades de saúde, entre outros. Bairros como Mariana, Marcos Freire, Ulysses Guimarães, São Francisco, Castanheira, Igarapé, JK, Triângulo, Novo Horizonte e Nova Esperança tiveram intensificado o serviço de recuperação de ruas ao longo do ano. Foram 32 ruas e avenidas que foram recuperadas com a colocação de cascalho.
No serviço de manutenção das vias asfaltadas (remendos e tapa-buracos) foram utilizadas cinco equipes. Uma ficou responsável pelo trabalho na zona central da cidade, no perímetro das avenidas Jorge Teixeira, Imigrantes, Rui Barbosa e BR 364.
As outras três equipes trabalham nas zonas norte, leste e sul, vias de maior intensidade de tráfego, e recuperação de vias dos conjuntos habitacionais. A última equipe, denominada de “caça-buracos”, foi montada pela Semob para executar serviços nas vias do sistema viário principal e também como apoio as demais equipes deslocadas a outras as regiões da cidade.
Na zona central o trabalho de lançamento de capa asfáltica foi realizado no perímetro entre as avenidas Jorge Teixeira, Imigrantes, rua Major Amarantes e BR 364, em trechos como a avenida Farquar, entre Imigrantes e 07 de Setembro; Prudente de Morais, entre 07 de Setembro e BR 364; Calama, entre Jorge Teixeira e Rui Barbosa; Campos Sales, entre Abunã e BR 364; Almirante Barroso, entre Jorge Teixeira e Rogério Weber e Rio de Janeiro, entre o Trevo do Roque e Rogério Weber.
Na região norte o perímetro onde ocorram as intervenções foi o que fica entre a Estrada do Belmont, avenida Imigrantes e avenida Rio Madeira até o Parque Ecológico. O serviço chegou a vias como a Estrada do Belmont, entre as avenidas Lauro Sodré e Farquar; Lauro Sodré, entre o Imigrantes e Aeroporto; Jorge Teixeira, entre o Travo da Imigrantes e Jorge Teixeira; Rio Madeira, entre Imigrante e Parque Ecológico; e Estrada do Canil.
Na zona sul perímetro entre a Estrada do Japonês, BR 364, Estrada da Areia Branca e o Igarapé Bate Estaca, além da recuperação das vias localizadas dentro dos conjuntos habitacionais. Na região leste foi priorizado o perímetro entre as avenidas Imigrantes, Jorge Teixeira, BR 364 e Estrada dos Periquitos.
Asfaltamento de novas vias e recapeamento
Foram também pavimentadas este ano 44 novas vias numa extensão 19.229 metros, totalizando 183.290 metros cúbicos de asfalto. Em todas as ruas foi incluindo sistemas de drenagem (superficial e/ou subterrânea) para águas pluviais, tratamento de sub-base e base para receber a camada de asfalto com CBUQ (concreto betuminoso usinado quente). O asfalto novo chegou a ruas dos bairros Triângulo Lagoinha, São Francisco, Mariana, Conceição, Areia Branca, Embratel, Nova Esperança, Cidade do Lobo, Cidade Nova, Igarapé, Nova Floresta, Industrial, Socialista, Nacional, Nova Porto Velho, Mato Grosso, Lagoa, Nossa Senhora das Graças e JK.
Receberam asfalto novo este ano as ruas Teófilo Otoni (antiga Rua 14), entre as avenidas Amazonas e Rio de Janeiro, trecho compreendido entre os bairros Tiradentes e Lagoinha; rua Tereza Amélia, entre a União e Petrolina, no São Francisco; rua Osires, da Alto Lins até a ponte, no Nova Floresta, Rua Saldanha, entre Porto União e Brasilândia, no Nacional, entre outras. Já vias como a Rio Madeira, Raimundo Cantuária, Mário Andreazza, Buenos Aires, Venezuela e Salgado Filho, também foram alargadas em alguns trechos.
Com relação ao serviço de recapeamento foram trabalhos durante este ano uma extensão de 6.456,65 metros, totalizando 77.739,80 metros cúbicos de asfalto. As principais intervenções foram feitas nas ruas Venezuela (entre Calama e Abunã), Abunã (entre Farquar e Venezuela), Estrada da Penal (entre Rio Madeira e Guaporé) e Calama (entre Rio Madeira e Ananias Andrade).
Estradas rurais
Na área rural, a equipe da Secretaria de Obras recuperou durante o ano 834 quilômetros de estradas com serviços de patrolamento, colocação de cascalho, revestimento primário e limpeza. Na BR 319 (sentido Humaitá), foram trabalhados 213 quilômetros de estrada serviços realizados na Linha C 01 (gleba Abunã), Ramal São Sebastião (entrada da Linha 7), Linha Azul (Km 22), Ramal do Receba, entre outros.
No distrito de Jacy-Paraná, somado ao serviço realizado em Nova Mutum Paraná, foram recuperados 295quilômetros de estradas. No distrito de Abunã foram 136 quilômetros e em União Bandeirante, 144 quilômetros de estradas.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade
Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr
A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es
Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner
Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen